ALERTA; Santa Maria de Itabira fica em estado de atenção após chuva na manhã desta Quinta-Feira

0

População de Santa Maria de Itabira volta a ficar em alerta após alagamentos e desmoronamento de terra em alguns pontos da cidade na manhã desta quinta-feira (13/02). Na rua Cassemiro Andrade no Centro de Santa Maria a água chegou a atingir lojas.

Segundo moradores, o alagamento na rua Cassemiro Andrade se deu após entupimento de manilha que recebe água do córrego da Blandina, causando transbordamento de água pluvial em bueiro que está localizado na principal via do município. Ainda segundo informações, um cano de água estourou próximo ao córrego, mas a companhia de saneamento já está realizando o reparo.

Na Rua Francisco Samuel esquina com a Rua Israel Pinheiro próximo ao Hospital Padre Estevan houve registro de grande volume de água na via.

O nível do Rio Giral subiu e deixou toda a população em alerta, pois com as ultimas chuvas que ocorreram em 25 de Janeiro, o Rio transbordou e atingiu residencias e comércios da região.

 

Na MGC 120 após a entrada do Bairro Vila Marília Costa, a lama invadiu a rodovia mas não houve registro de transito impedido.

Na localidade do Taquaral que fica na conhecida Estrada do Barro Preto, a comerciante Valéria Silva moradora do Barro Preto registrou a imagem/foto de um desmoronamento de terra na estrada e alertou a população em grupo de Whattsapp em áudio;

Na Travessa Poço Redondo próximo ao parque de exposições de Santa Maria e também próximo a conhecida Industria da Tia Eliana, a água alagou a rua.

Na Rua Josinaldo Guerra Santos no Bairro Lambarí, houve um inicio de transbordamento do Rio Giral, o que deixou alguns moradores assustados, mas a água não atingiu residencias.

 

Os moradores permanecem em estado de alerta, e temem novas enchentes na cidade.

Chuvas de 25 de Janeiro

Com as fortes chuvas ocorridas no dia 25 de Janeiro, a cidade de Santa Maria de Itabira decretou estado de emergência.  Com o reconhecimento federal, os municípios podem elaborar planos de trabalho para solicitar recursos à União. Para agilizar o processo, a Defesa Civil Nacional realiza um treinamento com os gestores municipais mineiros para que os pedidos sejam encaminhados corretamente à Pasta e, com isso, agilize a análise e a aprovação das propostas.

Verba de R$ 250 Mil

O Deputado Federal Eros Biondini que também é cantor católico, esteve na semana passada se apresentando no “Evangeliza Show” na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. E na oportunidade foi anunciado durante a apresentação que o Deputado Federal destinou uma Verba de R$ 250,000 para o município em razão dos estragos causados pelas fortes chuvas. Essa verba foi um pedido do Padre Anderson Ferreira ao deputado federal. O Padre disse;  “Portanto essa verba não está nos cofres da prefeitura, quando chegar, eu mesmo faço questão de avisar a todos e ela deverá ser usada no reparo das estradas, consertos ou construção de novas pontes, ou seja atender a demanda do município no que se refere aos estragos com as chuvas”.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui