Com Fortes Chuvas Santa Maria de Itabira volta a temer Barragem; A Barragem Santana em Itabira apresenta perigo?

0

Hoje 25 de Janeiro de 2020, data em que se completa um ano da tragédia de Brumadinho, uma preocupação volta a tomar conta de moradores de Santa Maria de Itabira MG. Essa preocupação se deu após uma enchente tomar conta de parte da cidade na manhã deste sábado (25), onde o Rio Giral transbordou e atingiu várias residências nos bairros; Lambarí e Conselho.

No momento de tristeza, desespero e preocupação, que tomou conta de Santa Maria de Itabira, nessa inesquecível data, algumas pessoas questionaram entre si, sobre a situação da Barragem Santana que fica localizada em Itabira, na rodovia MG-120 á 16km da área central de Santa Maria de Itabira.

A nossa equipe após ouvir vários questionamentos de pessoas preocupadas com a situação da Barragem Santana, realizou uma pesquisa em um portal de informação oficial que está no site da (ANM) – Associação Nacional de Mineração. Ao realizar a consulta, como mostra a imagem, foi constatado a informação de que a Categoria de Risco é Alta, o Dano Potencial é Alto, e a classe é A. O dados apresentados deixa qualquer leigo no assunto preocupado com a situação. E a pergunta ficar no Ar; SERÁ QUE SANTA MARIA CORRE PERIGO?

Somente quem poderá nos responder é a Vale S A Filial: Vale Itabira 33.592.510/0164-09 que é o Empreendedor responsável pela Barragem Santana. A nossa equipe nos próximos dias entrará em contato com a Vale para esclarecer dúvidas e saber quais são os riscos. Enquanto uma resposta convincente não é apresentada, o medo toma conta dos moradores que se sentem desamparados em situação de calamidade como foi neste sábado, embora a chuva é um acontecimento natural necessário para o nosso bem viver. Mas somente nessas épocas de chuvas intensas e continuas, e enchentes na cidade é que a preocupação volta a tomar conta.

Por: Jorge dos Santos

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui