Conversando com o Padre Anderson

0

E para começar o nosso bate papo quero que o Sr. fale da importância deste evento o “Evangeliza Show”, para a cidade de Santa Maria de Itabira.

A nossa paróquia foi criada em 01 de abril de 1871. Então decidimos que ao longo desse ano de 2020 iremos realizar várias atividades que ainda estão sendo definidas para irmos agradecendo a Deus por esses 150 anos de muita história, agradecendo tantos padres, religiosos e religiosas, leigos que doaram suas vidas na evangelização desse município.

Como o Sr. disse, a Paroquia Nossa do Rosário comemora 150 anos de existência em 2021. Porque as comemorações estão começando com mais de 1 ano de antecedência?

A oportunidade de trazer o cantor Eros Biondini vem sendo construída desde o ano passado, há sempre a dificuldade de agenda, tendo em vista que além da missão de cantor e pregador ele exerce o cargo de deputado federal. Em janeiro, surgiu a oportunidade de ele vir no dia 06 de fevereiro, já que ele tinha compromisso no dia seguinte em Caratinga, aí aproveitamos. E realmente foi um momento de muitas bênçãos sobre as nossas vidas. A igreja matriz ficou repleta de pessoas que vieram das comunidades rurais, das comunidades da cidade e ainda tivemos caravanas de Ferros, Passabém e Itabira. Recordo ainda Helton, que desde que assumi a paróquia nós trouxemos eventos assim, aqui cito: Salete Ferreira, Paulino Sá, Zé Vicente e no final do ano os semi finalistas do The Voice Brasil: Ramon e Rafael da minha cidade natal, São Gonçalo do Rio Abaixo. Esses momentos ajudam na renovação e revigoramento da fé. E ao longo do ano estamos estudando a possibilidade de fazermos mais eventos assim.

Aproveito a oportunidade Helton e quero esclarecer uma dúvida que tem se dissipado esses dias.: O deputado Eros destinou 250 mil pro município. Mas como todos sabem as verbas públicas demandam um tempo até serem liberadas, e esperamos que seja em breve. Essa verba foi um pedido meu no domingo que estávamos com o centro da nossa cidade com alagamento e inúmeras comunidades ilhadas, o deputado sensibilizado imediatamente propôs nos ajudar. Portanto essa verba não está nos cofres da prefeitura, quando chegar, eu mesmo faço questão de avisar a todos e ela deverá ser usada no reparo das estradas, consertos ou construção de novas pontes, ou seja atender a demanda do município no que se refere aos estragos com as chuvas .

Padre, além de você ser o responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário aqui em Santa Maria, você está assumindo também a administração da Paróquia São Sebastião, no município de São Sebastião do Rio Preto.
Como se dá esse processo de transferência de Padres?

Desde o ultimo dia 05 de fevereiro estou como administrador paroquial da paróquia de São Sebastião do Rio Preto. O processo de transferência dos padres é feito com muito diálogo. Há um conselho que auxilia o bispo nesse processo, esse conselho é chamado de Conselho Presbiteral, do qual também eu faço parte. Nós nos reunimos a cada dois meses, nele são discutidos nomes dos padres a serem transferidos e depois se conversa com os padres. Mas as decisões são sempre tomadas no diálogo, no respeito a historia de cada padre e paróquia e também visando sempre atender da melhor maneira possível as 51 paróquias de nossa diocese, nos 24 municípios que compõem essa diocese. Nesse processo dentre tantas transferências, Padre Paulo Marcony que atendia São Sebastião, Passabém e Itambé foi transferido para a Paróquia da Saúde em Itabira. Então, o bispo Dom Marco Aurélio, juntamente com o conselho me pediu que assumisse também a Paróquia de São Sebastião em São Sebastião do Rio Preto.

O Sr continuará administrando a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Santa Maria?

Continuo em Santa Maria de Itabira, aqui sou o Pároco e continuo com todas as minhas atividades, acrescentando em meus trabalhos o município de São Sebastião do Rio Preto. Pra isso conto com a colaboração do Frei Otaviano, o Padre José Luiz que me ajuda em dois finais de semana e do Diácono Luciano e no próximo fim de semana começa a nos ajudar nos finais de semana o seminarista Júlio.

Como é o desafio e a responsabilidade de assumir duas Paróquias, atender a tantos compromissos; celebrar missas, reuniões, atendimentos domiciliares, apresentar programa de Rádio. Como o Sr vai se organizar?

Sendo assim, os trabalhos aumentam muito, pois aqui em Santa Maria tenho 30 comunidades e agora em São Sebastião a matriz e mais 6 comunidades. Além das missas, o padre tem a missão de atender confissões, celebrar os outros sacramentos: batismo, matrimônio, bem como visitar os enfermos e administrar a parte burocrática das paróquias que nos consome muito tempo, reuniões da diocese e ainda tenho o Programa Deus Está no Ar aos sábados pela manha, a oração da Ave Maria diariamente as 18h e a missa dos domingos às 9 horas da matriz, todos transmitidos pela rádio oriente 103,1 Fm. É muita coisa, muitos desafios. Esse ano completo cinco anos de padre. Mas com ajuda de dos leigos comprometidos e com a compreensão de todos está sendo possível enfrentar esses desafios. Ainda estou organizando os trabalhos para atender da melhor maneira as duas paróquias. E na medida do possível estou visitando, celebrando todas as comunidades das duas paróquias. Conto com a compreensão de todos porque agora algumas coisas precisam ser revistas, como celebrar em outras paróquias, missas e festas que não estejam no calendário da paróquia se tornam um pouco inviável, pois faltara espaço na agenda.

Qual é o recado, a mensagem que o Sr deixa para os leitores?

Deixo aqui de modo especial um agradecimento a cidade de São Sebastião que me acolheu de uma forma tão carinhosa na ultima semana, muitas mensagens de acolhida das lideranças, das comunidades, do Sr Prefeito Municipal Sebastião Quintão. Agradeço aos paroquianos de Santa Maria de Itabira que ao longo desses anos são sempre solícitos e parceiros em nossos trabalhos paroquiais. Saibam que as duas paróquias serão cuidadas com o mesmo carinho e cuidado. Continuo contando com a colaboração de todos para levarmos em frente a nossa missão. Podem contar comigo como padre e amigo.

Agradeço a você Helton e ao Plantão Santamariense pela parceria de sempre e por essa oportunidade de esclarecer esses pontos. Estou sempre à disposição.

Hoje dia 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, que por intercessão dela, Deus vos abençoe vos guarde. Amém

Pe. Anderson Ferreira Teixeira

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui