Exposição sobre os 300 anos de Minas Gerais lança material educativo

0

Com o objetivo de expandir o alcance da mostra “Várias Minas: encruzilhada de histórias” e contribuir com as atividades dos milhares de professores e professoras do Estado, foi elaborado um conteúdo educativo, o Caderno de Atividades, publicação lançada nesta quinta-feira (20/8), no site da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), organizada em cinco eixos temáticos.

A publicação é idealizada e produzida pela Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais da Secult, dentro das atividades em comemoração aos 300 anos de Minas Gerais. Ela traz sugestões de atividades a serem realizadas por professoras e professores com alunos do Ensino Fundamental ao Médio. As propostas de atividades foram construídas a partir de itens do acervo da exposição com o intuito de convidar os alunos a refletir sobre a história de Minas a partir de documentos, mapas, fotografias, obras literárias, quadros, pinturas, esculturas e objetos do cotidiano.

O tema do primeiro Caderno é “Formação do território e povoamento das Minas”. A ideia é que os conteúdos possam ser trabalhados de forma presencial ou virtual, não apenas na ocasião do tricentenário, mas que estejam disponíveis permanentemente por abordarem alguns conteúdos do currículo escolar sobre a história de Minas Gerais.

Os Cadernos de Atividades foram elaborados para expandir o alcance da exposição e contribuir com os professores, sobretudo na disciplina de História. O material é composto por um texto pequeno de contextualização histórica acerca dos principais eventos e conceitos que norteiam cada tema, seguido de uma apresentação e descrição do acervo selecionado.

Após contextualização, são apresentadas as propostas de atividades que se encontram em consonância às habilidades planejadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O material apresenta, ainda, uma lista de bibliografia complementar que pode auxiliar o professor na busca de referências e textos sobre o tema tratado.

Os Cadernos serão publicados de agosto a dezembro, acompanhando a temática da exposição, que explora o acervo do Arquivo Público Mineiro (APM), do Museu Mineiro e da Biblioteca Pública Estadual, e estarão disponíveis no site da Secult, na aba dedicada aos 300 anos de Minas Gerais.

Saiba mais aqui: www.secult.mg.gov.br/minas300anos

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui