Governo de MG anuncia pagamento de dívida em encontro com prefeitos

0

O governador Romeu Zema (Novo) se reuniu, nesta terça-feira (4), com prefeitos da Associação Mineira de Municípios (AMM) para discutir a dívida do estado com os municípios. O encontro foi realizado na Cidade Administrativa, na Região Norte de Belo Horizonte.

Antes de a reunião começar, Zema falou com a imprensa e defendeu o plano de recuperação fiscal que propôs à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a suspensão de pagamentos de pendências com a União, a privatização de estatais e o adiantamento dos royalties do nióbio.

“Nós agora estamos recomeçando a pagar aquilo que foi acumulado nos anos de 16, 17 e 18. E vejo que esses recursos vêm numa hora extremamente adequada porque muitos municípios ainda enfrentam dificuldade. E nós estaremos adiantando as parcelas de fevereiro e de março para os municípios que foram afetados pela chuva”, disse Zema.

De acordo com o governador, os valores das parcelas estaduais são importantes principalmente para que os cerca de 200 municípios tentem recuperar as estruturas públicas destruídas pelas chuvas.

Segundo o estado, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) possui uma linha de crédito para obter financiamento facilitado na metade do tempo do trâmite normal, com juros de 6% ou 5%, dependendo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.

Zema ainda afirmou que negocia com o governo nacional para conseguir verbas federais para os municípios e falou sobre o a reforma da previdência.

“O que vamos propor para Minas é exatamente o que o governo federal já fez. Temos um deficit da previdência do estado de R$ 18 bilhões”, afirmou o governador.

Municípios afetados

No encontro, as prefeituras foram representadas pelo presidente da AMM, Julvan Lacerda (MDB), prefeito de Moema, na Região Central de Minas.

Julvan explicou que os recursos federais repassados pelo estado aos municípios é uma urgência e disse que mesmo as cidades que não decretaram emergência também devem receber ajuda.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui