Morria há 33 anos, o Poeta Itabirano Carlos Drummond de Andrade

0
O poeta nasceu no dia 31 de Outubro de 1902, em Itabira MG, e faleceu em 17 de Agosto de 1987 no Rio de Janeiro. Foi em Minas que Carlos Drummond começou a publicar seus primeiros textos.
O poeta Carlos Drummond de Andrade é sem dúvidas, um dos maiores nomes da poesia brasileira e motivo de muito orgulho para os Itabiranos.
Formado em Farmácia, nunca exerceu a profissão, foi um dos incentivadores do modernismo, embora o movimento não tenha influenciado a sua obra.
Durante a maior parte do tempo, foi funcionário público, mas seguiu escrevendo até o final de sua vida. Além de poesia, produziu livros infantis, contos e crônicas. Entre versos e prosas, o artista criou inúmeras obras que são patrimônio da literatura brasileira.
“NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA, TINHA UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO”, Carlos Drummond de Andrade

Memorial CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE no Bairro Campestre

Manter viva em Itabira a memória de Carlos Drummond de Andrade é a essência de seu Memorial na cidade de Itabira. No Alto do Pico do Amor, local imortalizado pelos versos de “Ausência” – “Subir ao pico do Amor/ e lá em cima/ sentir presença de Amor”. O Memorial. projetado pelo seu amigo Oscar Niemeyer, destaca-se pela sua bela forma e pelo acervo que guarda, símbolos da admiração dos conterrâneos pelo homem de alma Itabirana. A edificação está inserida em uma área de 2.000 metros quadrados, onde o monumento, em forma de uma folha de papel retorcido, também projetado por Niemeyer, expõe o poema “Confidência do Itabirano. Com sala de convenções para 50 pessoas, galeria de exposição, banheiros e lanchonete,  o Memorial abriga exemplares da obra de Drummond doados pela Fundação Cultural do Banco do Brasil, pela biblioteca da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e por parentes do autor. Objetos pessoais, como sua velha máquina de escrever, prêmios literários, quadros e uma coleção de correspondências, construindo o cenário da presença do filho desta terra.

Localização: encosta leste do Pico do Amor, Bairro Campestre

Telefones: (31)3835-2156

Visitação: 09:00 ás 18:00 Horas; Sábados, Domingos e Feriados 09:00 ás 17:00 horas.

Por Diego Jorge/Plantão Santamariense. 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui