Chuva DEFESA CIVIL
"Nós não queremos mortes em MG, coopere conosco" alerta Coronel Lucas Secretário Nacional de Defesa Civil
Em vídeo gravado na segunda-feira (03/01) em Aeroporto de Belo Horizonte, o Coronel Lucas pediu cautela e orientou a população de área de risco em como proceder neste período chuvoso.
04/01/2022 06h12 Atualizada há 4 anos
Por: Redação Fonte: Sargento Jeonides - Defesa Civil de Santa Maria de Itabira (MG)

O Coronel Alexandre Lucas - Secretário Nacional de Defesa Civil, em um vídeo gravado em aeroporto de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (03/01), fez alertas a população que mora em área de risco e pediu cautela. Dentre as orientações e pedido de cautela, o Coronel disse; "Nós não queremos mortes em Minas Gerais, coopere conosco". 

"Olá amigos, eu sou o Coronel Lucas - Secretário Nacional de Defesa Civil, mineiro, hoje é dia 03 de Janeiro de 2022, nós estamos aqui em Belo Horizonte. E a minha mensagem a todos os mineiros é cautela, tem chovido muito no nosso estado e agora o perigo são os deslizamentos de encostas, os deslizamentos de barrancos, e nós precisamos da autoproteção, da cooperação de todos. Você que mora em área de risco, por favor, não durma na sua casa durante este período de chuva daqui pra frente, vá pra casa de parentes, é preciso que nós cooperemos pra nossa autoproteção e com a proteção da comunidade. Nós não queremos mortes em Minas Gerais, coopere conosco, ligue 199, chame a Defesa Civil e siga suas orientações, isso vai ser bom pra você e bom pra todos nós. Um grande abraço e Feliz 2022", disse o Coronel. 

Continua após a publicidade

Santa Maria de Itabira (MG)

O Sargento Jeonides Gomes da Silva,  da Defesa Civil Municipal, informa que a Defesa Civil  vem monitorando a situação de Santa Maria de Itabira, e pede; “Pedimos para a população ficar atenta às trincas, tanto no solo quanto nas residências, aos deslizamentos e inundações. Pedimos que cada um faça a sua parte, ajudando o vizinho e monitorando o seu imóvel, o terreno. Em caso de qualquer ocorrência entre em contato com a Defesa Civil”, ressaltou Jeonides da Silva.

Continua após a publicidade

Tendo em vista a chegada do período chuvoso, a população precisa tomar alguns cuidados para evitar incidentes. Santa Maria de Itabira merece uma atenção especial, o estado de alerta deve ser priorizado por pessoas que moram em áreas de riscos. Em virtude da tendência de novas chuvas neste período entre Janeiro e Fevereiro de 2022, recomenda-se atenção no grau de saturação do solo e nos sinais construtivos.

 Foto: Dalton Gonçalves/DeFato