Quinta, 20 de Janeiro de 2022 04:49
(31) 9 7233-8099
Geral ASSUSTADOR

Veja vídeo do momento em que o dique de mineradora transborda em Nova Lima, na Grande BH

Imagens revelam como o dique transbordou na mina do Pau Branco; barragem não se rompeu, mas BR-040 ficou dois dias interditada

11/01/2022 22h14 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
Imagens flagram momento em que o dique de mineradora transborda em Nova Lima, na Grande BH
Imagens flagram momento em que o dique de mineradora transborda em Nova Lima, na Grande BH

Imagens impressionantes obtidas nesta terça-feira (11) mostram o momento exato do transbordamento do dique da mineradora Vallourec, em Nova Lima, no sábado (9). A barragem não se rompeu. 

Em um circuito de segurança é possível observar como a enchente de lama cobre a barragem na Mina do Pau Branco e transborda. A água toma conta das ombreiras e, em seguida, das estruturas laterais. Minutos depois, a enxurrada tomou a BR-040, que ficou dois dias interditada.

'Quase rompendo' 

Segundo a ANM (Agência Nacional de Mineração), a barragem quase se rompeu com o movimento e foram necessárias obras de emergência em uma calha para liberar a água. Guilherme Gomes, diretor da ANM, afirmou à Itatiaia que "a barragem estava quase rompendo. Quase rompendo mesmo. Começamos a demandar a Vallourec para descer máquinas. Se continuasse da forma que estava, ia romper porque a água estava passando por cima". 

O Governo de Minas multou a Vallourec em R$ 288 milhões por conta do deslizamento. Os ministérios Público Federal e Estadual abriram investigações para apurar a conduta da mineradora. 

Problemas na estrutura 

No ano passado, o MPMG entrou com uma ação civil pública contra a Vallourec após uma vistoria que constatou uma série de irregularidades na barragem.  

Na ocasião, a Promotoria pediu à Justiça que obrigasse a empresa a deixar de lançar rejeitos de minério na barragem ou de realizar o alteamento enquanto não ficasse demonstrada a estabilidade e segurança da estrutura. A 2ª Vara Cível de Brumadinho acatou o pedido da Promotoria. 

VEJA VÍDEO:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 04h35 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

22° Sensação
7.7 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.