O desvio alternativo da BR-381, perto de Nova Era (MG), não tem prazo para ser concluído. O anúncio foi feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) nesta sexta-feira (21), um dia depois da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, ter dito que a conclusão seria em fevereiro.
De acordo com o órgão, um novo deslocamento de terra foi identificado no trecho na quinta-feira (21), mesmo dia da divulgação do prazo pelo governo do estado. Segundo o DNIT, "a execução das obras só pode ser iniciada após a estabilização do local".
O departamento começou a abrir o desvio no último sábado (15). De acordo com o Dnit, houve um “cisalhamento de talude”, provocado pelo grande volume de água e saturação do solo. O deslocamento da massa de terra pressionou a base da rodovia e levou ao rompimento da pista. Agora as obras foram paralisadas.
"Levando em conta a gravidade do ocorrido e o transtorno causado à região, o DNIT decretou emergência para o segmento. Dessa forma, a contratação de empresa e o plano de ataque para implantação do desvio tramitam de maneira prioritária para início das obras e restabelecimento do tráfego em curto prazo, a partir da estabilização do maciço", disse o órgão.