A sexta-feira que parecia ser um dia tranquilo de trabalho em uma obra no bairro Mantiqueira, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, acabou virando uma tragédia. Um pedreiro de 54 anos morreu após ser soterrado por uma laje que caiu sobre ele na manhã de hoje (11).
O Corpo de Bombeiros foi acionado até a rua Geraldo Telles por moradores que ficaram desesperados com o ocorrido. Outros trabalhadores da obra entraram em pânico e acabaram sendo liberados. A obra se tratava de uma demolição de casas para a construção de um novo imóvel.
“Verificamos que era feita a demolição da residência e a estrutura colapsou e caiu sobre a vítima. Aparentemente a laje se rompeu e o soterrou”, informou o sargento Getúlio de Almeida, chefe da equipe de salvamento.
Os primeiros trabalhos dos bombeiros foram para conseguir encontrar a vítima e chegar até ela. “Uma unidade de suporte avançada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) esteve presente e constatou a morte do homem”.
O sargento Getúlio informou que o pedreiro fazia o corte da laje, quando uma parte da estrutura começou a ceder e ele caiu. “Neste momento, toda a laje cedeu, virou e o atingiu. A peça de 2x3 metros caiu por inteiro. Uma estrutura muito pesada”, disse.
Alertado
A reportagem de conversou com um familiar dos responsáveis pela obra. A pessoa, que optou pelo anonimato, disse que a vítima era conhecida deles e sempre prestava serviços. O pedreiro, conforme informado, chegou a ser alertado para não subir na laje.
“Os outros funcionários pediram para ele não subir na laje, pois, era perigoso algo acontecer. Só que ele acabou subindo mesmo assim”, comentou.
Tristeza
Todos os moradores da região ficaram comovidos com a morte do pedreiro. Um irmão da vítima chegou no local e ficou muito emocionado e queria acreditar que o familiar não tivesse sido vítima de tal tragédia.
Uma moradora, que não quis revelar o nome, contou que quando a laje caiu houve um forte barulho. “
“O barulho era parecido com de caçamba. Vi pessoas desesperadas batendo no portão e muito aflitos. Os vizinhos estavam ligando pedindo para socorrer alguém. Os bombeiros chegaram rapidamente”.
A perícia da Polícia Civil esteve no local para a realização dos trabalhos de praxe e retirada do corpo da vítima. Ainda não se sabe, segundo o Corpo de Bombeiros, se a obra era regularizada.
A reportagem procurou a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) para saber se a intervenção tinha autorização. O Executivo municipal esclareceu que "a obra não tinha alvará de construção". A Defesa Civil não chegou a ser acionada.