Sábado, 21 de Maio de 2022 18:30
(31) 9 97322364
Saúde CASOS SUSPEITOS

Minas tem 5 casos suspeitos de hepatite aguda infantil

Desde a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), dois novos casos foram incluídos, mas um deles foi descartado

14/05/2022 07h06 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Sintomas incluem dor abdominal e vômitos, com alterações de enzimas hepáticas

Subiu para cinco o número de casos suspeitos de hepatite aguda infantil investigados pela Secretaria de Estado de Educação (SES). Conforme a última atualização da pasta, divulgada nesta sexta-feira (13), dois novos casos tinham sido incluídos, mas um deles acabou descartado.

Até quarta-feira (11), eram quatro casos investigados pela SES - dois em Belo Horizonte e outros dois em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Os dois novos registros são de Montes Claros, no Norte do Estado, mas segundo a secretaria, uma das notificações foi "descartada".

A idade dos pacientes não foi informada pela SES, mas se sabe que os principais sintomas incluem "dor abdominal e vômitos, acompanhados de alterações de enzimas hepáticas". A pasta informou ainda que "a maioria das crianças acometidas não foram vacinadas contra a Covid-19", por conta da idade mínima permitida. Entretanto, ainda não foi provada a relação da dos casos com a imunização.

Assim como os demais registros, a atualização também foi repassada ao Ministério da Saúde, que atualmente monitora quase 30 possíveis casos da doença. A nível internacional, foram reportados mais de 200 ocorrências até o fim de abril, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A hepatite de origem desconhecida está acometendo crianças em, ao menos, 20 países. A doença se manifesta de forma muito severa e não tem relação direta com os vírus conhecidos da enfermidade. Em cerca de 10% dos casos foi necessário realizar o transplante de fígado.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 18h25 - Fonte: Climatempo
16°
Tempo aberto

Mín. Máx. 24°

16° Sensação
11.7 km/h Vento
69.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 24°

Sol
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias