O índice glicêmico das refeições é diferente do índice glicêmico de alimentos isolados, pois a durante a digestão de uma refeição os alimentos se misturam e provocam diferentes efeitos na glicemia. Assim, caso uma refeição seja rica em alimentos fontes de carboidratos, como pão, batata frita, refrigerante e sorvete, ela terá uma maior capacidade de aumentar o açúcar no sangue, trazendo efeitos ruins para a saúde como aumento do peso, do colesterol e dos triglicerídeos.
Por outro lado, uma refeição equilibrada e variada terá um índice glicêmico baixo e manterá o açúcar no sangue estável, trazendo benefícios para a saúde.
Para reduzir o índice glicêmico de alguns alimentos podemos fazer algumas combinações estratégicas. No caso das frutas as combinações que mais gosto e indico, são as com alguma fonte de fibra, gordura ou proteína. Você pode acrescentar nas frutas: linhaça, aveia, chia, castanhas, nozes, semente de girassol, amêndoas, iogurte e leite. Dessa forma você pode transformar a sua fruta em um lanche mais nutritivo, saboroso e que além de dar mais saciedade e com o índice glicêmico da refeição diminuído.
Participe da Jornada do Emagrecimento Descomplicado (online e gratuito) faça sua inscrição no LINK .
Marina Fernandes - Nutricionista
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °