Terça, 20 de Abril de 2021 23:19
31 986773569
Saúde NUTRICIONISTA

Como diminuir o índice glicêmico das frutas

Índice glicêmico é a velocidade que a glicose é absorvida pelo organismo. Quanto menor for o índice glicêmico do alimento, menor essa velocidade e consequentemente, menos alteração na glicemia

07/04/2021 22h26 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
NUTRICIONISTA
NUTRICIONISTA

O índice glicêmico das refeições é diferente do índice glicêmico de alimentos isolados, pois a durante a digestão de uma refeição os alimentos se misturam e provocam diferentes efeitos na glicemia. Assim, caso uma refeição seja rica em alimentos fontes de carboidratos, como pão, batata frita, refrigerante e sorvete, ela terá uma maior capacidade de aumentar o açúcar no sangue, trazendo efeitos ruins para a saúde como aumento do peso, do colesterol e dos triglicerídeos.

Por outro lado, uma refeição equilibrada e variada terá um índice glicêmico baixo e manterá o açúcar no sangue estável, trazendo benefícios para a saúde.

Para reduzir o índice glicêmico de alguns alimentos podemos fazer algumas combinações estratégicas.  No caso das frutas as combinações que mais gosto e indico, são as com alguma fonte de fibra, gordura ou proteína. Você pode acrescentar nas frutas: linhaça, aveia, chia, castanhas, nozes, semente de girassol, amêndoas, iogurte e leite. Dessa forma você pode transformar a sua fruta em um lanche mais nutritivo, saboroso e que além de dar mais saciedade e com o índice glicêmico da refeição diminuído. 

Participe da Jornada do Emagrecimento Descomplicado (online e gratuito) faça sua inscrição no LINK .

Marina Fernandes - Nutricionista

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
 Marina Fernandes/Nutricionista
Sobre Marina Fernandes/Nutricionista
Marina Fernandes,nutricionista, me formei em 2009. Meu sonho sempre foi ajudar mulheres a emagrecer sem dietas, mas sempre percebi que a Nutrição tradicional era algo insustentável. A maior parte das pessoas sabe o que comer para emagrecer, já fizeram inúmeras dietas que só servem para te frustrar;Para conseguir emagrecer e permanecer magra,é preciso transformar a relação com alimentação, vencer problemas comuns no emagrecimento como ansiedade por comida, autossabotagem e isso a dieta não ensina
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quinta (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °