Cidades BOMBEIRO CIVIL
Formatura de Bombeiros Civis em Santa Maria de Itabira
Os bombeiros civis são aqueles que oferecem suas vidas para salvar a vida de pessoas que nunca viram. O perigo é companheiro diário, seja lutando contra o fogo ou numa situação limite em que há risco de vida para pessoas inocentes.
23/12/2022 10h54
Por: Redação

Aconteceu no último sábado (17/12) a cerimonia de formatura da 1ª turma de Brigadista Profissional / Bombeiro Civil de Santa Maria de Itabira(MG).  A solenidade ocorreu na Fundação Francisco de Assis , em Santa Maria de Itabira. 

A turma que concluiu o ciclo é composta por alunos 09 alunos, são eles: Daniel Marques, Susane Caroline, Henrique Alvarenga, Lacy de Araújo, Luiz Felipe, Ivanete Martins,  Wenderson Arruda, Jane Fonda, Evelyn Calixto.

O curso de 210 horas aula, período de 12 de junho de 2022 a 26 de novembro de 2022, foi ministrado pelo instrutor BC Léo Jaime. 

Continua após a publicidade

O que é ser Bombeiro civil?

É uma das profissões mais nobres da sociedade, arriscam a vida em incêndios, enfrentam às emergências químicas, atendem vítimas de acidentes, resgatam vítimas em altura ou em espaço confinado. São profissionais que enfrentam o perigo, são corajosos e verdadeiros, um exemplo para a sociedade.

Continua após a publicidade

Os bombeiros civis são aqueles que oferecem suas vidas para salvar a vida de pessoas que nunca viram. O perigo é companheiro diário, seja lutando contra o fogo ou numa situação limite em que há risco de vida para pessoas inocentes.

Ser bombeiro civil é um sonho de muitas crianças, mas a realidade do dia a dia de trabalho é bem diferente da fantasia infantil. A coragem é real, mas não existe um super-herói, mas é um profissional que passou por um treinamento intensivo, ensinado a não errar, um único erro pode ser a diferença entre a vida e a morte de pessoas que dependem desse bom profissional ou ceifar sua própria vida.

O trabalho do bombeiro civil é feito com muita coragem, ações preventivas e estar preocupado com o próximo. Um bombeiro civil está sempre pronto para a ação durante 24 horas por dia, 07 dias por semana e 12 meses por ano.

Ser um bombeiro civil é ser um profissional que guarda a vida, socorrer pessoas que ficam presas em máquina, embaixo de escombros num desabamento, evita que crianças se afoguem em uma piscina. É o profissional que faz a diferença na vida de muitas outras.

Este é o lado bonito e glamouroso de ser bombeiro civil, mas existe o lado difícil de ser e se manter Bombeiro Civil, vivenciando tantos perigos. O bombeiro Civil tem que manter sua mente sã para continuar o seu trabalho, o Bombeiro civil tem que estudar, se aperfeiçoar e treinar a arte de salvar vidas, para quando for chamado ser a solução.

Nesta data, vocês formandos, estão habilitados a exercer a profissão de Bombeiro Profissional Civil.

Muitos iniciaram a jornada do conhecimento para serem considerados Bombeiros Profissionais Civis. O caminho não foi fácil, a boa luta faz excelentes Bombeiros, e vocês aqui chegaram, com garra, perseverança, força de vontade, alegria, com sacrifícios, muito medo, até lágrimas, dedicando várias horas do lazer com a família para as aulas práticas, elaboraram relatórios e as eternas avaliações, mas finalmente aqui chegaram.

Devemos enaltecê-los por todo este esforço. E assim gostaria de felicitá-los pela vitória. Mas, tenho que alertá-los, que esse é o primeiro degrau da carreira, entendam que atualmente não podemos nos dar o privilégio de ficar parados, evoluir deve ser o objetivo a ser seguido.

Então busquem serem melhores a cada dia, e quando puder sejam a diferença.

Então parabéns pela escolha desta profissão, mas fiquem cientes que o trabalho é árduo, mas gratificante, pois estarão disseminando a PREVENÇÃO em todos os lugares que passarem e por isso serão reconhecidos.

Boa jornada e que o sucesso seja o companheiro permanente na carreira profissional de todos vocês.

Sucesso!