Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 00:24
31 986773569
Saúde Saúde Pública

Igarapé perde 229 doses da vacina contra covid-19 após pane elétrica em refrigerador

Pane elétrica ocorreu no fim de semana, mas só foi identificada nesta segunda-feira (15). Aparelho marcava 36,6ºC, enquanto temperatura de armazenagem ideal não deveria passar de 8ºC

15/02/2021 20h48 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
Refrigerador onde vacinas estavam guardadas em Igarapé não funcionou no fim de semana e doses foram perdidas. — Foto: Eduardo Amorim
Refrigerador onde vacinas estavam guardadas em Igarapé não funcionou no fim de semana e doses foram perdidas. — Foto: Eduardo Amorim

Um problema no termostato de um dos três refrigeradores utilizados pela Prefeitura de Igarapé, na região metropolitana, para armazenar vacinas contra a Covid-19 pode ter sido o responsável perda de 229 doses da Coronavac. A perda representa quase um terço das doses recebidas até o momento pelo município. O problema fez com que a cidade interrompesse a vacinação. 

De acordo com o Executivo Municipal, a pane elétrica do aparelho, que fica na Policlínica Inácio Caetano de Andrade, localizada no Centro do município, se deu no último fim de semana, mas o problema só foi identificado na manhã desta segunda-feira (15).  Funcionários do local perceberam que a temperatura marcada no aparelho era de 36,6 ºC, quando a temperatura ideal de conservação da vacina não deveria ultrapassar os 8ºC.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Leonardo Barberá, a Prefeitura acionou imediatamente a empresa responsável pela manutenção do equipamento para diagnosticar onde ocorreu o problema. E também pediu a colaboração das polícias Militar e Civil para identificar possíveis responsáveis.

“Esta situação deixou todos nós da administração municipal totalmente consternados. Estamos empenhados no combate à covid-19 em nossa cidade e o ocorrido interrompeu nossa campanha de vacinação”, afirmou o secretário.

 

A prefeitura de Igarapé disse ainda por meio de nota que o técnico da empresa, após vistoria no equipamento, “verificou um defeito raro no termostato do refrigerador, que, segundo informou, em mais de 30 anos de trabalho e mais de 500 manutenções, constatou apenas cinco semelhantes até hoje”.

Doses

O município de Igarapé recebeu do Governo de Minas três lotes com os imunizantes contra a covid-19, sendo 210 doses da vacina Astrazeneca, aplicadas em sua totalidade, e 604 doses da vacina Coronavac – 402 destinadas à aplicação de primeiras doses e 202 para as segundas doses.

A Prefeitura de Igarapé pontuou que do total de doses de Coronavac, até a sexta-feira passada, já tinham sido aplicadas 375 doses, sendo que 284 pessoas no município já tinham recebido a primeira dose da vacina e outras 91 tiveram o ciclo de imunização concluído com a aplicação da segunda dose.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (15) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 1.275 pessoas do município já foram infectadas pelo coronavírus e a cidade já registrou 25 óbitos em decorrência da doença.

SES-MG

Por meio de nota a Secretaria de Estado de Saúde afirmou que a perda de vacinas de Covid-19 no município de Igarapé já está sendo acompanhada pela Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH).

"O fluxo de investigação de perda de imunobiológicos já está sendo seguido. Referente à reposição de doses, qualquer definição sobre o fato é realizada após a conclusão da investigação", disse a pasta.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Igarapé - MG
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 00h14 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

22° Sensação
12.5 km/h Vento
95.3% Umidade do ar
80% (31mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.