O fato de muitos profissionais da saúde não utilizarem luvas no momento de aplicar vacinas contra a covid-19 causou dúvidas na população. Afinal, luvas são obrigatórias?
A coordenadora estadual de imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas, Josiane Gusmão, explica que os trabalhadores precisam usar máscara e protetor facial obrigatoriamente, mas o uso de luvas não é necessário, a não ser em casos pontuais.
“De acordo com o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações, o uso das luvas não está indicado na rotina de vacinação. A unidade de saúde deve dispor de um quantitativo somente para algumas situações específicas, como por exemplo, os vacinadores com lesões abertas nas mãos ou raras situações que envolvam contato com os fluidos corporais do paciente.”
A coordenadora diz que o governo de Minas tem disponibilizado as luvas para as unidades de saúde, mas que nem em todas o uso é feito.
Josiane ressalta que os equipamentos de segurança, como máscara e proteção facial, são obrigatórios e necessários para proteger tanto os vacinados como os profissionais de saúde. “São equipamentos de proteção individual para rotina de vacinação a máscara cirúrgica obrigatória, prevendo-se a troca sempre que estiver suja ou úmida, é também recomendado na rotina de vacinação o uso da proteção ocular protetor facial, o óculos de proteção, também o avental descartável para uso diário ou o avental de tecido higienizado diariamente”, explica.
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 22° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.