Colunista Júlio Couto Colunista
Nada de magia
Colunista Júlio Couto
23/08/2023 19h55
Por: Redação
Júlio Couto é professor na rede pública do estado de Minas Gerais. Graduado em Letras pela PUC Minas.

O que falta a nós cidadãos para seguirmos por caminho adequado, correto e coerente em busca de melhor qualidade de vida e harmonia entre as pessoas? Esta é a pergunta que certamente intriga muito de nós brasileiros que de uma maneira ou outra contribui para uma melhor qualidade de vida em nosso país.

Não se trata de voltar o pensamento neste momento para a indicação e nem de sugestão de nenhuma estratégia ligada a magia em relação a resposta para esta pergunta. Claro que não se trata de mágica para que qualquer pessoa sensata consiga uma resposta convincente para esta pergunta. Mágico seria se tal pergunta não existisse. Mas por incrível que pareça ela ainda está viva na mente daqueles que se preocupam com a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável do nosso país.

Focando à indagação é possível apontar um itinerário racional e bastante prático para que todos trilhem rumo ao progresso. E que este avanço gire em todos os sentidos voltados para o bem coletivo. 

Continua após a publicidade

Dizer que há uma saída não significa que é necessário ser um mágico e propor estratégias de sua natureza. Também não necessita ser nenhum doutor em resoluções de questões de grande complexidade, mas sim, é preciso ser um observador e acreditar no caminho que muitos agentes políticos ignoram no momento da organização e do investimento nos lugares acertados.

É inegável por parte de todos, sem medo de nenhum de cometimento de erros que o caminho adequado, correto e coerente que todos os cidadãos em tese deveriam seguir é o caminho da atenção total e investimento adequado no setor educacional em nosso país. 

Continua após a publicidade

Infelizmente, em nosso país, a área educacional ainda não goza do zelo que deveria e também não há outro caminho equivalente para que os menos favorecidos economicamente pudessem migrarem e construírem um conhecimento competitivo como aqueles que têm totais privilégios em questões ligadas de preparação intelectual.