Minas Gerais é um dos 15 estados brasileiros que ainda não identificaram a circulação da nova variante do coronavírus. O estado, que teve nas últimas 24 horas 4.989 casos confirmados da doença, realiza sequenciamento genético em três amostras de casos positivos por semana. Para pesquisadores, a cepa encontrada em Manaus já está circulando no estado.
A responsável por fazer este rastreamento é a Fundação Ezequiel Dias (Funed). Apesar de não ter sido constatada a circulação da nova cepa, os pesquisadores da instituição identificaram a presença em seis dos 18 pacientes que vieram de Manaus para se tratar em Uberaba, no Triângulo Mineiro, por causa do colapso de saúde no Amazonas. Destas, apenas uma conseguiu sobreviver.“A gente identificou apena nos pacientes de Manaus. Então, o que faz todo sentido epidemiológico. Eles vieram de onde está circulando o vírus, eles vieram do centro dessa nova epidemia, essa nova onda epidêmica, então faz todo sentido epidemiológico. A questão é se o vírus já está circulando, dentro de Minas já, de mineiro transferindo para mineiro, essa transmissão com o se fosse autóctone, ainda não foi identificado aqui em Minas Gerais”, disse o chefe do Serviço de Virologia e Riquetsioses da Funed, Felipe Iani.Além disso, segundo Iani, esta triagem verifica não só a variante encontrada em Manaus, mas também outras já conhecidas, como da África do Sul ou da Inglaterra.
“ A vigilância genômica é uma forma mais ampla, então a gente pega casos diferentes, de regiões diferentes para tentar identificar novas linhagens, novas variantes. Inclusive não só essa P1, que é de Manaus, como outras variantes já conhecidas como a da África do Sul ou da Inglaterra, ou possíveis novas variantes. Essa é uma busca constante”.
De acordo com o Ministério da Saúde, a nova variante do vírus da Covid-19, identificada em Manaus, já infectou pessoas em doze estados brasileiros. Além do Amazonas, casos já foram registrados na Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
Enquanto a Fundação Ezequiel Dias (Funed) faz o sequenciamento genômico há três semanas, os vírus vão se transformando com facilidade. Com o passar do tempo, se adaptam, podem ganhar força e até aumentar a capacidade de se espalhar. O virologista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Flávio Guimarães não descarta que a nova variante já esteja circulando no estado.
“Já está circulando em São Paulo, no Rio, então é questão de tempo para identificar em Minas Gerias e em Belo Horizonte. É consensual entre pesquisadores que a nova variante já está circulando. Agora é só uma questão de encontra-la”, disse.
Mín. 18° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Sol e ChuvaMín. 19° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.