Quarta, 12 de Maio de 2021 04:53
31 986773569
Cidades TARIFA ZERO

Câmara de São Joaquim de Bicas aprova projeto para transporte gratuito na cidade

De acordo com a prefeitura os novos ônibus vão contar com ar-condicionado e câmeras de segurança e devem começar a rodar em até 80 dias

04/05/2021 22h45
Por: Redação
Foto: Divulgação Câmara Municipal De São Joaquim de Bicas Foto: Proposta foi aprovada de forma unanime pelos vereadores da cidade
Foto: Divulgação Câmara Municipal De São Joaquim de Bicas Foto: Proposta foi aprovada de forma unanime pelos vereadores da cidade

Nesta terça-feira (4), a Câmara Municipal de São Joaquim de Bicas, na região metropolitana de Belo Horizonte, aprovou, por unanimidade, o projeto de lei da prefeitura que prevê a implementação de um sistema público de transporte gratuito na cidade. Segundo o prefeito Guto Resende (DEM), a expectativa é que entre 60 e 80 dias os ônibus já estejam circulando na cidade na nova modalidade. A previsão inicial da prefeitura é que o sistema custe R$ 100 mil por mês ao município.

Resende explica que o tamanho do município, com 72 quilômetros quadrados e aproximadamente 25 mil habitantes, facilita a implementação do projeto. Ele afirma que a expectativa é aumentar em pelo menos três vezes o número de viagens feitas nas linhas municipais. "Agora vamos começar uma nova etapa do projeto, fazendo estudos e definindo rotas e quadros de horários, mas nossa expectativa é que com a licitação cinco ou sete ônibus fiquem à disposição da população", descreveu. Entretanto, ele adiantou que o modelo adotado será de baldeação no centro da cidade e que os pontos e horários das linhas metropolitanas vão ser analizados para facilitar a integração com estes coletivos.

O prefeito explica que atualmente alguns bairros recebem apenas duas viagens por dia, o que dificulta muito o acesso dos trabalhadores ao centro da cidade. "Hoje temos uma situação em que os moradores daqui vão para outras cidades fazer compras, com a facilidade de não pagar a passagem e ter um quadro de horários com mais viagens, acredito que o morador vai passar a preferir fazer a compra aqui mesmo, o que vai movimentar nossa economia", avalia.

O gestor acredita que os gastos mensais com a contratação dos coletivos vai ser revertido pelo aquecimento do comércio, além da qualidade do transporte ofertado. Segundo ele, a licitação vai exigir que os veículos tenham ar condicionado e câmeras de segurança.

A estimativa é que com o novo sistema 1000 pessoas passem a circular no transporte público municipal. A prefeitura informou que não tem os dados atuais do número de pessoas circulando nos coletivos, pois os números não são repassados pela empresa responsável.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de São Joaquim de Bicas - MG
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 04h46 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 29°

17° Sensação
9.7 km/h Vento
85% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Sexta (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens