Uma árvore caiu em cima de um ônibus no bairro Prado, próximo à avenida do Contorno, na região Oeste de Belo Horizonte, neste sábado (09/11). Os passageiros conseguiram sair do coletivo, e ninguém se feriu.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o acidente ocorreu no sentido Centro de Belo Horizonte. A corporação afirmou que a árvore estava plantada no passeio da via pública.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que "monitora as árvores da capital e os serviços de podas e supressões são realizados durante todo o ano"
Nota da PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte informa que a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) monitora as árvores da capital e os serviços de podas e supressões são realizados durante todo o ano, sendo um trabalho de ação contínua e preventiva, para evitar danos e desastres no período chuvoso.
Além das vistorias solicitadas por cidadãos, são feitas vistorias em regiões de grande circulação de pedestres, tais como a região do Hipercentro, orla da lagoa da Pampulha, Savassi, região hospitalar e outras. As árvores que apresentarem necessidade de poda ou supressão são inseridas na programação.
A Suzurb também esclarece que são priorizadas as podas e supressões de árvores condenadas ou que possam representar riscos de causar danos humanos ou materiais e que já possuam laudos indicando a supressão, com eminente risco de queda, de acordo com a Deliberação Normativa Nº 92/2018.
Nos casos de interferência com as redes de eletricidade, a CEMIG precisa ser acionada e o trabalho tem que ser feito em conjunto. Nesta situação, a interface com a Concessionária é feita pelas equipes da Suzurb. Caso o munícipe perceba o risco iminente de uma queda da árvore ou galho, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo próprio cidadão.
Vários motivos podem levar à queda de uma árvores, dentre eles: chuvas, árvores mais velhas podem cair por causa do peso, desequilíbrio da copa e por um enfraquecimento natural ocasionado pela idade; abalos externos tais como podas clandestinas, acidentes, raios, rompimento de redes subterrâneas; doenças e insetos como cupins ou besouros metálicos e ventos acima de 60 km/h e intensas intempéries podem derrubar até mesmo árvores saudáveis em qualquer cidade do mundo.
É importante reforçar que os serviços de manutenção em árvores devem ser solicitados pelos canais oficiais da PBH de atendimento ao cidadão: o aplicativo PBH APP ou o site www.pbh.gov.br. O munícipe receberá um número de protocolo para acompanhamento da demanda e de prazos de atendimento.