Cidades OUTRO ROMPIMENTO
Adutora rompe e transforma bairro de BH em ‘cachoeira de lama’
Moradores do bairro Novo Lajedo foram acordados com o susto da água
14/11/2024 11h17
Por: Redação

Moradores do bairro Novo Lajedo, na região Norte de Belo Horizonte, foram acordados por uma cachoeira de lama na madrugada desta quinta-feira (14/11). A adutora de uma construtora em parceria com a Copasa se rompeu por volta de 4h50.

As ruas do bairro, que são íngremes, viraram rios. Casas, garagens e comércios foram tomados pela água e alguns imóveis cederam. João Elias, de 64 anos, vice-presidente da Associação Comunitária do Novo Lajedo (Assconol) explicou que a adutora foi construída há quatro anos, mas o ramal, que foi a estrutura danificada nesta quinta-feira, tem poucos meses. 

Ele acionou os órgãos públicos por volta das 5h, mas apenas às 8h50 a água foi desligada da adutora. “Quando cheguei, a água estava jorrando e o barranco foi desmoronando”, disse sobre a situação de um imóvel. Segundo o vice-presidente da associação, as ruas Natal e da Mata foram as mais atingidas. “O que a gente consegue ver em cima da terra é que danificou muito, mas tem muito estrago embaixo da terra também porque a água infiltrou. Atingiu a rua da Mata também porque a água pegou dois caminhos. São casas atingidas, garagens, comércio, então o prejuízo ainda tem que ser calculado, mas com certeza estamos no prejuízo”, projetou. João Elias considerou que há anos a comunidade sofre com a demora do poder público em solucionar os problemas na região. 

Continua após a publicidade

João Vitor, de 33 anos, que é secretário da associação do bairro, disse que por conta dos interesses da construtora, que passou a adutora na região para atender um condomínio, os moradores correm risco de ficar sem suas casas. "Aqui está um ponto bem difícil, onde a adutora se rompeu, tem uma casa em risco que já atingiu toda a base estrutural da casa e ela tem um sério risco de cair, sério risco de vida", contou.

Procurada, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que já acionou a Copasa para sanar o problema e que após esse trabalho, a Gerência Regional de Manutenção Norte fará o serviço de limpeza do bairro. A Copasa foi procurada e a reportagem aguarda resposta.

Continua após a publicidade

Neste sábado (16/11) tem DIMAS E SEUS TECLADOS no Quilombo Barro Preto, em Santa Maria de Itabira. Atração do Fest Afro 2024.