O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Jorge Noman Filho (PSD), faleceu na manhã desta quarta-feira (26/03), aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da Prefeitura. Ele estava internado desde 3 de janeiro de 2025 no Hospital Mater Dei, enfrentando complicações respiratórias.
Na noite de terça-feira (25), às 22h, Fuad sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi reanimado por médicos da unidade hospitalar. No entanto, segundo boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira, ele evoluiu para um choque cardiogênico, necessitando de doses elevadas de medicamentos vasoativos e inotrópicos. Ele foi mantido sob respiração controlada por aparelhos e apresentou insuficiência renal aguda após a parada. Seu quadro foi considerado extremamente grave até a confirmação do óbito.
Fuad Noman teve uma carreira marcada pelo serviço público e pela atuação política. Economista e escritor, foi Secretário-Executivo da Casa Civil durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, além de consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em Minas Gerais, ocupou cargos como Secretário de Estado da Fazenda e Secretário de Transportes e Obras Públicas.
Em Belo Horizonte, comandou a Secretaria Municipal de Fazenda na gestão de Alexandre Kalil, tornando-se seu vice-prefeito em 2020. Assumiu a Prefeitura em 2022 após a renúncia de Kalil e foi reeleito para o mandato 2025-2028. No entanto, poucos dias após a posse, em janeiro de 2025, precisou se afastar para tratamento de saúde, deixando a administração sob responsabilidade do vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil).
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Prefeitura de Belo Horizonte (@prefeiturabh)
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Marco AntoÌ‚nio Lage (@marco.antoniolage)
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Clube AtleÌÂÂÂÂÂÂÂÂÂtico Mineiro (@atletico)
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por AmeÌÂÂÂÂÂÂÂrica Futebol Clube (@america_mg)
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Assembleia de Minas (ALMG) (@assembleiademinas)
Informações sobre velório e sepultamento serão divulgadas em breve.