Polícia BELO HORIZONTE
Integrante do PCC é preso em BH com impressora 3D usada na fabricação de armas
Homem de 44 anos foi preso com drogas e um “amigo”, de 35, admitiu fabricar submetralhadoras usando o dispositivo tecnológico; armas eram vendidas por R$ 2.500
18/05/2025 08h57
Por: Diego Jorge
Divulgação: PMMG

Dois suspeitos foram detidos na última sexta-feira (16/05), em uma casa no bairro Santa Helena, região do Barreiro, em Belo Horizonte, após a Polícia Militar encontrar um “atelier” de fabricação de armas caseiras e drogas. Entre os presos, está um homem de 44 anos apontado como membro do Primeiro Comando da Capital (PCC) e um armeiro de 35 anos, responsável pela produção de submetralhadoras artesanais.

Segundo o tenente Martins, da Rotam, denúncias indicavam que o imóvel na rua Débora Maria Cruz guardava entorpecentes e armamentos. No local, a PM apreendeu porções de cocaína — incluindo 26 pinos — além de nove submetralhadoras prontas, dois carregadores, seis cartuchos calibre .380 e diversos equipamentos para usinagem.

“O suspeito de 44 anos confessou ser dono das drogas, enquanto o armeiro admitiu ter fabricado as armas”, detalhou o oficial. Em depoimento, o segundo detido explicou que cada submetralhadora era vendida por R\$ 2.500 e descreveu o processo de produção: as partes mais pesadas eram usinadas em torno, enquanto componentes mais leves, como moldes e peças, saíam de uma impressora 3D.

Continua após a publicidade

Os policiais também encontraram oito armações de submetralhadora, treze ferrolhos, sete seletores de rajada para pistola, dezenas de peças sobressalentes e cadernos com anotações de valores, evidenciando a atuação organizada do grupo.

Autuados em flagrante, os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, que ficará responsável pelas investigações. “Essa apreensão representa um avanço significativo para a segurança pública, ao retirar desse circuito um arsenal considerável”, concluiu o tenente Martins.

Continua após a publicidade