Um caso suspeito de intoxicação por metanol foi notificado em Santa Maria do Suaçuí, município localizado no Vale do Rio Doce, Minas Gerais. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde neste sábado (04/11). Ainda não há detalhes divulgados sobre o estado de saúde do paciente.
Com essa notificação, o Brasil soma 127 ocorrências relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, sendo 11 confirmadas e 116 em investigação. O registro em Santa Maria do Suaçuí integra essa lista.
O metanol, diferente do etanol usado em bebidas alcoólicas, é uma substância tóxica destinada apenas a usos industriais, como na fabricação de solventes, tintas, combustíveis e plásticos. Mesmo pequenas quantidades podem ser fatais, já que, no organismo, o produto se transforma em compostos capazes de causar cegueira, danos neurológicos e até a morte.
A cidade de Santa Maria do Suaçuí tem cerca de 12,8 mil habitantes e preserva forte tradição agropecuária, além de festas religiosas e culturais. Cercada por rios e cachoeiras, o município é conhecido por sua paisagem natural e produção de leite e café.
A notificação reforça a necessidade de atenção ao consumo de bebidas de procedência duvidosa, já que o metanol não deve ser ingerido em hipótese alguma.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Plantão Santamariense (@plantaosantamariense)