Cidades METANOL
Paciente em Santa Maria do Suaçuí não sofreu intoxicação por metanol, diz Secretaria de Saúde do Estado
O Ministério da Saúde havia noticiado um possível caso, porém a Secretaria Estadual de Saúde descartou a relação com metanol.
05/10/2025 07h31
Por: Diego Jorge Fonte: SES-MG

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) descartou o suposto caso de intoxicação por metanol em Santa Maria do Suaçuí MG. No sábado (04/10), o Ministério da Saúde havia informado que investigava a suspeita envolvendo um paciente que consumiu bebida alcoólica em uma festa, mas a avaliação estadual concluiu ainda no sábado (04) que o quadro clínico não se enquadra na definição de caso suspeito.

De acordo com o secretário de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti, o paciente apresenta, na verdade, uma infecção pulmonar grave, sem indícios de intoxicação por metanol. Ele explicou que houve um equívoco na comunicação por parte do Ministério da Saúde, que deve corrigir a informação.

Baccheretti ressaltou que os órgãos de saúde federal e estadual mantêm diálogo constante em notificações compulsórias, como é o caso de suspeitas de intoxicação por metanol.

Continua após a publicidade

A substância, usada na indústria para solventes, plásticos, combustíveis e tintas, é altamente tóxica para humanos, podendo causar cegueira, danos neurológicos e até a morte mesmo em pequenas quantidades. A diferença para o etanol, usado em bebidas e combustível, está justamente na segurança de ingestão: enquanto o etanol pode ser consumido moderadamente, o metanol nunca deve ser ingerido.