Saúde Saúde
Ipsemg avança na modernização dos atendimentos com implantação de sistema de imagens
Em breve, beneficiários poderão acessar laudos diretamente pelo portal do instituto
22/10/2025 12h40
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) iniciou, nos dias 20 e 21/10, a utilização do Sistema Vivace MV em suas unidades próprias. A ferramenta moderniza a gestão e o armazenamento de imagens médicas nas áreas de Hemodinâmica, Endoscopia, Radiologia e no Centro de Propedêutica Cardiovascular (CPCV), garantindo mais agilidade, integração e segurança nos atendimentos.

Em Belo Horizonte, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) foi o primeiro a adotar o novo sistema, seguido pelo Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP). Com a tecnologia, as prescrições de exames passam a ser exibidas automaticamente nos equipamentos, otimizando o fluxo de trabalho e reduzindo o uso de papel.

Neiva Souza, coordenadora de Serviços de Radiologia, ressaltou os benefícios diretos aos beneficiários. “Os pacientes vão poder visualizar as imagens diretamente de casa, pelo Portal do Paciente.  Além disso, a elaboração dos laudos será muito mais ágil, graças às ferramentas modernas que o sistema oferece”.

A previsão é de que, no próximo mês, os beneficiários poderão acessar laudos e imagens diretamente pelo site do Ipsemg, de forma rápida, e segura.

A plataforma também facilita o trabalho colaborativo entre os profissionais de saúde, permitindo o compartilhamento e a visualização de imagens em 2D e 3D em qualquer dispositivo. Além disso, o sistema assegura o acesso remoto e seguro aos dados, sem necessidade de copiá-los ou modificá-los.

No Centro de Propedêutica Cardiovascular, a profissional Helenice destacou as melhorias no fluxo administrativo e na redução do uso de papel. “O documento será impresso apenas quando o paciente solicitar. Assim, quando ele vier, a gente imprime e já entrega, sem necessidade de arquivar nada, apenas o protocolo, que pode ser digitalizado para evitar o uso de papel”.

A técnica em radiologia Déborah Silva destacou que a nova tecnologia deve reduzir significativamente as chances de erro e otimizar o fluxo de trabalho. “Vai ter menos chance de erro para os profissionais, pois o paciente vai entrar no SMU ou na internação e já vamos poder abrir a ficha no nome dele. O pessoal da recepção vai inserir as informações em um único sistema e, por ser integrado, isso vai agilizar demais o nosso dia a dia”.

Para garantir um atendimento de qualidade, o Ipsemg promoveu treinamentos com as equipes de imagem que utilizam o novo sistema, assegurando que todos os profissionais estejam capacitados para operar a ferramenta corretamente e evitar erros durante os procedimentos. 

A implementação do sistema integra a estratégia de modernização tecnológica do instituto, que busca aprimorar a eficiência dos serviços e proporcionar uma experiência digital mais prática para profissionais e pacientes.