O Governo de Minas Gerais dá mais um salto na valorização de seu patrimônio material, os equipamentos culturais do Estado. A Serraria Souza Pinto, exemplo arquitetônico e histórico de Belo Horizonte, inicia nova fase com obras de revitalização e modernização, em parceria com o Consórcio Nova Serraria, vencedor da concessão pública formalizada em agosto de 2024.
Nesta quarta-feira (23/10), o governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões, vistoriou o espaço, ao lado da secretária de Estado de Cultura e Turismo , Bárbara Botega, e do presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), Sérgio Rodrigo Reis.
O projeto, estruturado pela FCS, com apoio das secretarias de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Cultura e Turismo (Secult), além da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) , prevê investimentos mínimos de R$ 7 milhões ao longo dos 20 anos de concessão.
O governador em exercício Mateus Simões destacou a importância da revitalização da Serraria Souza Pinto para a cidade de Belo Horizonte e para a vida cultural de Minas Gerais.
"A Serraria Souza Pinto é o único dos nossos prédios históricos, do momento da construção da capital, utilizado como equipamento para eventos públicos. Portanto, ela tem um peso simbólico para a cidade muito grande. Ao longo de um século, esse espaço foi utilizado para festas, para eventos, para shows. Aqui, houve de tudo ao longo do tempo: casamento, formatura, feira literária e Carnaval" disse o governador em exercício. | ||||
Continua após a publicidade |
“O fechamento desse espaço trouxe uma série de consequências muito negativas para essa região do Centro. A gente vê que, ao longo dos anos, o entorno, de alguma forma, se degradou pelo fato de a Serraria estar fechada, e a gente tem certeza que a reabertura não só representa a recuperação de um espaço importante, mas também o início da requalificação do entorno pela presença das pessoas” concluiu Simões.
As obras abrangem restauração da fachada original, modernização das instalações internas, adequações elétricas e hidráulicas, melhorias em acessibilidade e instalação de sistemas de climatização e iluminação, garantindo conforto e segurança para o público.
Com a revitalização, a Serraria Souza Pinto retoma seu papel como símbolo da identidade mineira e palco de grandes eventos, como shows, feiras, exposições, encontros corporativos e celebrações sociais. O espaço, de 4 mil metros quadrados, no Centro da cidade, oferecerá infraestrutura versátil, com áreas destinadas a camarins, bufês, bares e uma nova bilheteria, aprimorando as visitas do público.
"A revitalização da Serraria Souza Pinto representa a continuidade do trabalho do Governo de Minas em valorizar e modernizar nossos equipamentos culturais, unindo preservação do patrimônio e fomento à economia criativa. Esse espaço histórico, tão querido pelos mineiros, volta a ocupar o lugar de destaque que merece como polo de cultura, turismo e convivência no coração de Belo Horizonte", destacou a secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega. | ||||
Continua após a publicidade |
O consórcio Nova Serraria, formado pelas empresas Revee e Integritate, será responsável pela operação e manutenção do espaço. A agenda de eventos já está aberta, com previsão de reabertura em 2026.
“Hoje é o pontapé inicial, estamos abrindo a nossa agenda de eventos para a Serraria Souza Pinto. As obras estão a todo vapor, e temos a previsão de abertura do espaço no primeiro trimestre de 2026", informou o CEO da Revee, Leonardo Donato.
Recuperação da fachada
Símbolo da identidade da Serraria Souza Pinto e marco da paisagem urbana da Praça da Estação, a fachada passará por minuciosa restauração, com limpeza, recomposição de elementos arquitetônicos e pintura coerente com as cores e características originais.
O objetivo é resgatar a aparência histórica do imóvel, preservando sua autenticidade e reforçando o vínculo afetivo da população com o espaço.
Modernização da área interna
Os espaços internos também serão completamente modernizados, de modo a atender ao público com mais conforto, praticidade e acessibilidade.
O projeto prevê revitalização dos pisos, atualização dos sistemas elétrico e hidráulico, instalação de climatização e melhoria da iluminação cênica e funcional, criando infraestrutura versátil e preparada para receber eventos de diferentes formatos.