Colunista Júlio Couto Colunista
Ninguém tem a solução
Colunista Júlio Couto
30/10/2025 15h46
Por: Redação
Júlio Couto é professor na rede pública do estado de Minas Gerais. Graduado em Letras pela PUC Minas.

Para a oposição ao governo federal, a infeliz e desnecessária declaração do presidente da república sobre a relação entre traficantes e usuários de drogas serviu como combustível para impulsionar alguns políticos do campo da direita, principalmente aqueles torcedores do último ex-presidente do Brasil, a alimentar suas redes sociais. Essa brecha dada pelo mandatário do executivo nacional interessou e auxiliou os oposicionistas na criação conteúdos que acreditam serem favoráveis a eles para a aproximação e conquista do eleitorado brasileiro.

A fala do chefe da nação em uma entrevista para veículos de comunicação na Indonésia é passível de muitas críticas, pois esta partiu de um líder conhecido e respeitado mundialmente que, em tese, deve ter muita cautela durante o seu posicionamento, sobretudo, diante de assuntos polêmicos.

Logicamente que existe uma relação contributiva e harmônica entre aquele que consome e aquele que fornece, mas o presidente da república não precisa fazer esse tipo de comentário e nem mesmo demonstrar quem é o protagonista na relação. O presidente, por via de regra, deveria evitar participar desse tipo de situação e fazer uso de sua opinião junto aos seus pares para criarem mecanismos voltados para a eliminação desse tipo de comércio no território brasileiro. Se é que há como colocar fim a essa praga enraizada na vida das pessoas.

Continua após a publicidade

Embora, alguns oposicionistas aproveitaram da fala do presidente brasileiro para impulsionar suas redes sociais, provavelmente nenhum deles protocolou projeto eficaz em favor do banimento da presença de droga no Brasil. Coerente e oportuno também seria partir da oposição proposta que pudesse cessar o consumo e comercialização de droga no país, pois fazer crítica é muito confortável para quem não tem a responsabilidade e nem o interesse na solução de qualquer que seja o problema. Em qualquer gestão é interessante que haja oposição atuante e de maneira responsável, pois quando há um posicionamento diferente e coeso direcionado ao bom funcionamento do órgão público quem sai beneficiado indiscutivelmente é a população.