Pelo andamento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito instalada com o intuito de apurar o esquema de fraudes de descontos indevidos em benefícios de aposentados, tudo indica que pessoas que até então eram tidas como acima de qualquer suspeita podem estar de alguma maneira próxima ou até mesmo envolvida diretamente com o crime. Os trabalhos realizados pelos parlamentares no congresso nacional vêm revelando nomes de pessoas influentes e com prestígios até mesmo no meio político.
O limitado trabalho de deputados e senadores pode revelar que de alguma maneira pessoas que deveriam zelar pela retidão nas instituições podem ter sido privilegiadas ou favorecidas de alguma forma com a ação de outros criminosos no que diz respeito ao roubo dos aposentados e beneficiários do INSS.
Antes mesmo de ser instalada a Comissão Investigativa no legislativo federal, de maneira destacada, apareciam parlamentares ligados a oposição ao governo federal com o discurso que na teoria seria a busca da apuração das fraudes. Como no campo político há a prática em que antes mesmo de criar estratégias ligadas ao direto do povo acontece a busca de destaque voltada o fortalecimento e permanência no poder, pelo que tudo indica o objetivo principal seria demonstração para a sociedade que estariam eles fazendo justiça em torno dos inativos da Previdência Social. Mas provavelmente os focos principais estariam direcionados ao destaque de nomes para a próxima eleição e nesse mesmo arranjo, o enfraquecimento do governo.
Ainda distante do fim das instigações já foram revelados alguns nomes que estariam diretamente ligados ao crime contra os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social. Certamente o trabalho investigativo está dando resultado, mas poderia ter um aproveitamento bem maior não tivesse a blindagem sobre algumas pessoas que em tese deveriam ser ouvidas e investigadas pela Comissão Parlamentar.
Por fim, o trabalho dos nobres parlamentares será bem proveitoso caso além das revelações das pessoas ligadas ao crime, estas pessoas forem punidas severamente dentro da lei. Não sendo punidas, o trabalho de investigação servirá apenas como destaque e impulso para aqueles congressistas envolvidos na investigação.