Geral Gestão
Fundação João Pinheiro publica novo edital para programa de assessoramento técnico gratuito a municípios mineiros
Projeto de extensão universitária com estudantes de administração pública apoia prefeituras em diferentes áreas da gestão municipal
14/11/2025 12h09
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

A Fundação João Pinheiro (FJP) recebe, desta sexta-feira (14/11) a 26/11/2025, inscrições de municípios mineiros interessados em obter assessoria técnica gratuita em diferentes áreas da administração pública por meio do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem) .

O Edital de Chamamento de Municípios já está disponível no site da instituição. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do preenchimento de um formulário on-line e envio, por e-mail, da documentação listada no edital.

Em sua 19ª edição, o programa é uma atividade de extensão universitária que leva alunos do curso de graduação em Administração Pública (Csap) da FJP às prefeituras para atuarem em colaboração com agentes públicos municipais em áreas como orçamento e finanças, gestão de pessoas, licitação e compras, planejamento, avaliação de políticas públicas e logística, entre outras.

As atividades presenciais nas cidades estão previstas para ocorrer entre 12 e 30/1/2026.

Prinagem

Iniciativa original da FJP, o Prinagem começou em 2016 com a proposta de oferecer aos alunos da graduação em administração pública uma atividade de extensão universitária que possibilitasse a eles vivenciar a dinâmica da gestão municipal, aprender com os servidores das cidades e contribuir para a melhoria dos processos e políticas públicas nos municípios de Minas Gerais.

Até o momento, o programa já teve 18 edições realizadas, com participação de 200 estudantes e 22 professores, fornecendo assessoramento técnico a 112 municípios mineiros.

Reconhecimento nacional

Em 2019, o Prinagem foi um dos vencedores do 23º Concurso de Inovação no Setor Público, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A premiação representou mais uma fonte de validação da iniciativa como uma estratégia relevante de fortalecimento das gestões municipais e de contribuição para o processo de formação complementar de estudantes do campo de públicas.