Geral Fazenda
Projeto de Educação Fiscal do Governo de Minas muda a vida de estudantes e comunidades na zona rural
Capacitação das secretarias de Fazenda e Educação sobre tributação e utilização dos recursos públicos orienta rotina no campo de adolescentes e jov...
19/11/2025 13h43
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

A madrugada na zona rural de Unaí, no Noroeste de Minas Gerais, tem o silêncio quebrado pelo barulho do café coando. Weverton Gonçalves pega o tarro de leite, sobe na motocicleta e sai para ordenhar vacas nas chácaras vizinhas. O leite coletado e o queijo produzido são comercializados, e todo esse trabalho é legitimado pela emissão de notas fiscais, cuja importância Weverton aprendeu graças à educação fiscal, ensinada pelo Governo de Minas , por meio das secretarias de Estado de Fazenda e Educação .

Weverton tem 19 anos e é estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Elisa de Oliveira Campos. Assim como ele, outros 132 estudantes do 1º, 2º e 3º anos da escola aprendem desde os 14 anos sobre a função socioeconômica dos tributos, a fiscalização dos recursos públicos, a administração eficiente do Estado e a cidadania fiscal necessária para garantir o próprio futuro.

O material didático utilizado nas salas de aula é fornecido pelo Governo de Minas. Dentre outros conceitos, a Educação Fiscal ajudou a reconhecer que é a arrecadação de tributos que mantém o transporte escolar rural, o patrimônio público e outras políticas governamentais. Em 2025, a eletiva de Educação Fiscal é ministrada para cerca de 800 estudantes, em 32 turmas, de 15 escolas estaduais.

Continua após a publicidade

"A Educação Fiscal propõe levar ao cidadão, ao jovem mineiro, que ele se reconheça como financiador do Estado, beneficiado das políticas públicas e fiscal desse processo", destaca o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.

Hoje, Weverton sabe que a nota fiscal é crucial para vender e transportar os produtos, registrar a atividade no campo, comprovar o recolhimento dos impostos e solicitar a aposentadoria por idade rural.

Continua após a publicidade

“Eu não sabia como recolhia, para onde ia o dinheiro, como eu me organizaria. Eu tenho uma moto e sei que todo ano eu preciso pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para poder rodar. Lá em casa nós temos muitas (notas fiscais), pois compramos ração e vendemos leite para a cooperativa. De tudo que nós compramos, a gente pede a nota fiscal”, afirma Weverton Gonçalves.

Distritos de Unaí

A escola tem sede em Garapuava e duas salas anexas em Palmeirinha – ambos distritos de Unaí. Este último é um povoado formado por trabalhadores rurais e distante 42 quilômetros da sede.

Projetos de Vida

Na escola, a Educação Fiscal está no abrigo da Educação Financeira, em que são estimulados projetos de vida mentorados pelo material do Governo de Minas e metodologias da Base Nacional Curricular Comum Curricular (BNCC).

Como parte das atividades, os alunos se reúnem, estudam propostas de impacto pessoal e comunitário, criam projetos, aprendem a administrá-los e os executam. Assim ocorreu a festa junina dos estudantes, promovida em julho, simultaneamente, na sede e salas anexas da escola.

Os ensinamentos levam os estudantes a pensarem sobre o futuro, como conta a diretora Elonei de Jesus.

“Um aluno veio até mim com a seguinte questão: ‘Tia, eu gostaria que você me ajudasse a enxergar uma vida melhor’. Para muitos dos nossos estudantes nós somos a referência, um espelho de progresso. É aqui que ele vai ter a orientação! Então, é muito mais do que (oferecer) o conhecimento formal”, diz a diretora, à frente da escola desde 2013.

Um dos casos mais emblemáticos, fruto da Educação Fiscal, é o de Christian Rassilan, 18 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio. Ele iniciou o projeto de vida a partir de 15 galinhas. Atualmente, é um produtor rural de avicultura de postura, tem 140 animais, comercializa ovos e recrutou os pais a participar do negócio, ampliando para o cultivo de hortaliças e laranjas.

“Eu faço o trabalho com as galinhas e divido a contabilidade das notas fiscais com a minha mãe. Nós fazemos o controle de tudo juntos. A vontade despertou na escola, mas com o incentivo dos pais estamos aumentando”, conta Christian Rassilan.

Confira no  canal da SEF/MG no YouTube  o documentário sobre as atividades de Educação Fiscal realizadas em Unaí.