A Cemig informou, nesta segunda-feira (1º), que a falta de energia registrada no domingo (30/11) no distrito de Itauninha e nos povoados de Chaves e Barro Preto foi causada pela queda de uma árvore de grande porte sobre a rede elétrica próxima ao povoado de Queiroz que pertence a Antônio Dias. Segundo a empresa, a árvore tombou após uma forte ventania na região durante a manhã.
Assim que o problema foi identificado, equipes foram mobilizadas para localizar o ponto de defeito e iniciar os reparos. Contudo, de acordo com a companhia, a complexidade da ocorrência e a grande extensão do circuito — descrito como “bastante longo” — tornaram o serviço mais demorado. O fornecimento só foi normalizado por volta das 19h.
A Cemig destacou ainda que vem realizando ações preventivas para reduzir esse tipo de situação. Somente na região de Itabira, foram podadas cerca de 25 mil árvores e limpos 2,5 mil quilômetros de faixa de servidão.
Em Itauninha, no último mês, a empresa concluiu uma obra considerada importante: a substituição de cabos monofásicos por trifásicos na média tensão e a troca de cabos convencionais por isolados na baixa tensão. A rede trifásica amplia a capacidade de transporte de energia, enquanto os cabos isolados reduzem riscos de interrupções causadas por árvores e pássaros.
Também foi instalado um novo transformador e realizada a reconfiguração de circuitos, o que, segundo a Cemig, deve melhorar a qualidade do fornecimento no distrito. As intervenções somaram um investimento superior a R$ 120 mil.