Geral DEPUTADO NIKOLAS
VEJA VÍDEO; Trompetista ironiza caminhada de Nikolas Ferreira na BR-040 com berrante e canção infantil
Militante de esquerda, Fabiano Leitão, o “TromPetista”, acompanhou o quinto dia do percurso do deputado mineiro e publicou provocações nas redes sociais; grupo segue rumo a Brasília para ato no domingo.
23/01/2026 18h55
Por: Helton Santos
O trompetista Fabiano Leitão, o “TromPetista”, apareceu com berrante e trompete

A caminhada liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) pela BR-040 foi alvo de ironia nesta sexta-feira (23/1). O trompetista Fabiano Leitão, conhecido como “TromPetista”, de 45 anos, foi até a rodovia, mesmo debaixo de chuva, para provocar o grupo com música e publicações nas redes sociais.

Primeiro, Fabiano tocou um berrante e divulgou o momento com a legenda: “Cuidado, tem gado solto na pista”. Em seguida, pegou o trompete e entoou a canção infantil “Marcha Soldado”, repetindo a estratégia que o tornou conhecido por tocar a marcha fúnebre em atos e eventos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A caminhada de Nikolas Ferreira chegou ao quinto dia, com mais de 144 quilômetros percorridos por rodovias federais. Durante o trajeto, manifestantes e aliados políticos se juntam ao deputado, formando um grupo que ultrapassa 100 pessoas.

Continua após a publicidade

Os participantes seguem pelo acostamento da BR-040, enquanto o fluxo de veículos continua normalmente na pista. O destino é Brasília, onde o grupo pretende se reunir no domingo (25/1), às 12h, na Praça do Cruzeiro, para uma manifestação.

Fabiano Leitão é militante do Partido dos Trabalhadores (PT) e estudante de relações internacionais. Nas eleições federais de 2022, ele foi candidato a deputado distrital, não sendo eleito. Obteve pouco menos de 5 mil votos, o que o colocou na condição de suplente.

Continua após a publicidade

O trompetista também já participou de cerimônias no Palácio do Planalto e chegou a ser preso em 2021, durante o governo Bolsonaro, ao tentar impedir um desfile de veículos blindados na Esplanada dos Ministérios. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Plantão Santamariense (@plantaosantamariense)