Colunista Júlio Couto Colunista
Corrida do Vale-Tudo
Colunista Júlio Couto
02/03/2026 19h52
Por: Redação
Júlio Couto é professor na rede pública do estado de Minas Gerais. Graduado em Letras pela PUC Minas.

A busca pela ocupação de cargos políticos em diferentes instâncias de poder já movimenta postulantes e seus grupos, apesar de o período oficial de campanha ainda estar distante. No momento atual, muitos que desejam conquistar uma vaga, seja no Poder Executivo ou no Legislativo, valem-se de quaisquer estratégias que possam auxiliar em sua projeção rumo à eleição.

Todos querem levar vantagem, até mesmo em acontecimentos desastrosos para a população. O objetivo principal — e quase sempre único — é a conquista e a permanência no poder; para que isso se concretize, a "corrida do vale-tudo" se destaca. Nem sempre o que é mostrado nas redes sociais condiz com a realidade vivida pelo povo. Recorrentemente, há distorção e até manipulação dos fatos com o intuito de beneficiar aliados ou desmoralizar oponentes. Com isso, muitas vezes, a grande massa acaba sendo confundida, e os grandes arquitetos do meio político terminam levando vantagem indevida.

O que está em jogo nem sempre é a busca pela resolução de problemas sociais, mas sim o destaque e a promoção individual em detrimento do adversário. Nessa situação, todos buscam se vangloriar, mesmo diante de cenários de calamidade e destruição de vidas.

Continua após a publicidade

O coerente seria a união de forças, principalmente políticas, para minimizar as crises que afetam a sociedade. Com essa união, a garantia do bem-estar comum seria priorizada, e a imagem dos políticos envolvidos alcançaria um melhor patamar, demonstrando que merecem ser legítimos representantes do povo. Contudo, há aqueles que preferem simplesmente apontar culpados, alimentando a lógica do "quanto pior, melhor.