A Semana Municipal do Trabalhador 2026 já tem programação oficial definida e promete movimentar Itabira e toda a região entre os dias 27 de abril e 2 de maio. Consolidado como um dos eventos mais tradicionais do município, o projeto reúne cultura, esporte, entretenimento e ações sociais, celebrando o Dia do Trabalhador (1º de maio) com uma programação gratuita e acessível.
Além das atrações culturais, o evento mantém seu forte caráter solidário, com arrecadação de alimentos destinados a instituições assistenciais da cidade.
A abertura oficial acontece na segunda-feira (27), com stand-up do humorista Fábio Rabin, às 20h30, na Fundação Cultural. Na terça-feira (28), o público confere o show de Victor Sarro, no mesmo horário e local.
Na quarta-feira (29), a programação segue com palestras, com local ainda a ser definido.
Já na quinta-feira (30), o Parque de Exposições de Itabira recebe uma grande noite de shows, com destaque para o cantor Ferrugem, além de atrações regionais como Banda L6, Gustavo Costa e DJ.
O Dia do Trabalhador terá programação durante todo o dia. Pela manhã, acontecem torneios esportivos, corrida rústica e o tradicional Pedal do Trabalhador.
À tarde, o espaço será dedicado ao público infantil, com atrações recreativas e shows. Já à noite, o palco principal recebe grandes nomes da música, como a dupla Guilherme & Benuto e o funkeiro MC Hariel.
O evento será encerrado no sábado (02), com o Dia do Voluntariado, no bairro Fênix, levando serviços, lazer e atividades culturais à comunidade, além de show com Diego Gonçalves.
27/04 (Segunda-feira)
• Abertura oficial
• Stand-up com Fábio Rabin – 20h30
• Local: Fundação Cultural
28/04 (Terça-feira)
• Stand-up com Victor Sarro – 20h30
• Local: Fundação Cultural
29/04 (Quarta-feira)
• Palestra – 19h30
• Local: A definir
30/04 (Quinta-feira) – Parque de Exposições
• 19h – Abertura dos portões
• 20h – Banda L6
• 21h30 – Gustavo Costa
• 22h30 – Bênção do Trabalhador
• Show principal: Ferrugem
• 01h30 – DJ Jotta’m
01/05 (Sexta-feira) – Manhã Esportiva
• 08h – Torneios de truco e futebol
• 08h – Corrida rústica e Pedal do Trabalhador
• 11h – Premiações
01/05 (Sexta-feira) – Tarde e Noite
• 14h – Abertura / Tarde infantil
• 15h – Supremacia
• 16h30 – Atração infantil
• 17h30 – Kayke Andley
• 19h – DJ Scoot
• 20h – Bênção do Trabalhador
• Shows: Guilherme & Benuto e MC Hariel
02/05 (Sábado)
• Dia do Voluntariado – Bairro Fênix – 14h
• Ações sociais, lazer e atrações infantis
• Show: Diego Gonçalves
A entrada será gratuita mediante doação de alimentos não perecíveis:
• 2 kg de arroz + 2 kg de feijão + 1 litro de óleo = 1 ingresso
• 5 kg de arroz + 5 kg de feijão + 2 litros de óleo = 4 ingressos
• 10 kg de açúcar = ingresso para cada dia de stand-up
• Palestras com entrada livre
A troca de ingressos começa no dia 6 de abril, na sede do Sindicato Metabase e na Metabase Farma.
A edição 2026 é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), reforçando o papel do investimento cultural na democratização do acesso à arte, geração de oportunidades e fortalecimento da economia local.
A Semana do Trabalhador segue como um dos maiores eventos da região, unindo entretenimento, esporte e solidariedade em uma grande celebração dedicada a quem move a cidade.