Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira encaminhou à Cemig um ofício solicitando a realização de vistoria técnica e a poda de uma árvore que estaria em contato com a rede elétrica na comunidade de Itauninha, zona rural do município.
O documento, de número 210/2026 e datado de 19 de junho de 2026, foi assinado pelo presidente da Câmara, Romilson de Jesus Oliveira, e pelo vereador Ronaldo Coelho, atendendo a uma reivindicação dos moradores da localidade.
De acordo com o ofício, a árvore está localizada na Rua Caburé, nas proximidades da residência do senhor conhecido como Chico. O contato dos galhos com a rede elétrica estaria ocasionando curtos-circuitos e colocando em risco a segurança dos moradores.
Ainda conforme o documento, a situação apresenta potencial para causar acidentes, inclusive choques elétricos, interrupções no fornecimento de energia e danos ao patrimônio dos moradores da região.
A Câmara destaca que o problema tem gerado insegurança e preocupação à família residente e à população em geral, ressaltando que nas proximidades vivem pessoas idosas e crianças, o que aumenta a necessidade de uma intervenção rápida.
Diante do exposto, o vereador Ronaldo Coelho e a presidência da Câmara solicitaram que a Cemig realize, com a maior brevidade possível, uma vistoria técnica no local e adote as medidas necessárias para a poda da árvore, observando as normas técnicas e de segurança vigentes.
Até o momento, não há informação sobre a data em que a concessionária realizará a vistoria ou a intervenção solicitada.