Polícia RIBEIRÃO DAS NEVES
Menina morre após engasgo em escola de Ribeirão das Neves; ausência de profissional de apoio será apurada
Emanuelly Lana Martins Soares morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória dentro da Escola Municipal Bruna Diniz Patrocínio Alves, no bairro Liberdade; prefeitura abriu sindicância para apurar o caso
12/08/2026 17h45 Atualizada há 1 mês
Por: Diego Jorge

Uma menina de sete anos morreu na manhã desta quarta-feira (12), após se engasgar durante o recreio dentro da Escola Municipal Bruna Diniz Patrocínio Alves, antiga EM Professora Maria José Gatti Carlos, no bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A vítima foi identificada como Emanuelly Lana Martins Soares. De acordo com as informações apuradas pela reportagem, a criança teria se engasgado com comida e, posteriormente, sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Atendimento dentro da escola

Após o incidente, profissionais da própria escola iniciaram os primeiros socorros. Também foram acionados profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Liberdade, unidade de saúde localizada ao lado da escola.

Continua após a publicidade

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma profissional da instituição recebeu orientações por telefone sobre procedimentos para uma possível obstrução das vias aéreas. Uma médica da unidade de saúde também esteve no local e realizou manobras de ressuscitação cardiopulmonar.

O Samu foi acionado e, posteriormente, assumiu o atendimento da criança. Segundo a Prefeitura de Ribeirão das Neves, a equipe chegou à escola aproximadamente 15 minutos após o chamado e realizou manobras de reanimação por cerca de 40 minutos.

Continua após a publicidade

Apesar dos esforços das equipes de socorro, Emanuelly não resistiu e morreu.

Informação sobre profissional de apoio será apurada

De acordo com informações apuradas pela reportagem, Emanuelly tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA) e estaria sem a profissional de apoio no momento do incidente.

A ausência da profissional e a eventual existência de um substituto são questões que deverão ser esclarecidas oficialmente durante a apuração. Até o momento, não é possível afirmar que essa circunstância tenha relação com a morte da criança.

Prefeitura abre sindicância

Após a ocorrência, a Secretaria Municipal de Educação determinou a abertura de uma sindicância administrativa para apurar as circunstâncias do caso.

A Prefeitura informou que os profissionais da rede municipal de ensino são capacitados e passam por treinamentos para atuação em situações de emergência e primeiros socorros.

As aulas na unidade escolar foram suspensas após a morte da estudante.

A administração municipal também informou que está prestando apoio à família de Emanuelly e à comunidade escolar.

O caso deverá ser esclarecido a partir da apuração administrativa e dos demais procedimentos adotados pelas autoridades responsáveis.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Plantão Santamariense (@plantaosantamariense)