Domingo, 25 de Julho de 2021 19:08
31997322364
Cidades IMUNIZAÇÃO

Governo de Minas não vai usar doses de vacinas diferentes para imunizar grávidas

O estado afirmou que vai aguardar uma posição do Ministério da Saúde sobre o tema.

22/07/2021 18h13
Por: Diego Jorge Fonte: CBN
Governo de Minas não vai usar doses de vacinas diferentes para imunizar grávidas

O governo de Minas Gerais informou que não vai usar doses de vacinas diferentes para imunizar grávidas no estado. Diferente de outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, que anunciaram aplicação da segunda dose da Pfizer em gestantes que receberam a primeira dose da Astrazeneca, o executivo estadual disse que vai esperar uma posição do Ministério da Saúde sobre o tema.

Por enquanto, grávidas e puérperas que tomaram a primeira dose da vacina contra o coronavírus da farmacêutica Astrazeneca, em Minas Gerais, terão que esperar todo o período de gestação, mais 45 dias após o parto, para receber a segunda dose do imunizante.

A CBN perguntou qual é o número de mulheres que estão nesta situação, mas a Secretaria de Estado de Saúde não informou. A aplicação da vacina da AstraZeneca em gestantes foi suspensa em maio, após uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que relatou a ocorrência de uma reação adversa nas grávidas.

Nesta quarta-feira (22), o governo de São Paulo anunciou que vai aplicar a segunda dose da Pfizer nessas mulheres, para evitar que elas fiquem desprotegidas contra o coronavírus, tendo em vista que fazem parte do grupo de risco. O estado vizinho fez esta escolha porque há estudos que apontam que essa mistura tem bons resultados de imunização.

O Ministério da Saúde ainda não aprovou a medida, mas o governo de São Paulo afirma que está apoiado na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite a tomada de decisões locais no combate à pandemia.

O governo de Minas Gerais informou que segue as diretrizes do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde. E, até o momento, a pasta não recomenda a mistura de vacinas de diferentes farmacêuticas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 18h55 - Fonte: Climatempo
20°
Tempo aberto

Mín. 12° Máx. 27°

20° Sensação
12.3 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol
Terça (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens