Quinta, 23 de Setembro de 2021 03:03
31997322364
Cidades DESABASTECIMENTO

Arsae-MG faz questionamento à Copasa por falta de água em 23 municípios de Minas

A Agência afirma que também está atenta aos inúmeros relatos trazidos pela imprensa nos últimos dias o que nos levou a apresentar um questionamento formal à COPASA sobre as causas do desabastecimento, o qual não foi esclarecido até o presente momento.

15/09/2021 05h46 Atualizada há 1 semana
Por: Helton Santos
Arsae-MG faz questionamento à Copasa por falta de água em 23 municípios de Minas

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais – Arsae-MG informa que recebeu, no mês de setembro, por meio dos seus canais de Ouvidoria, questionamentos relacionados ao desabastecimento de água em 23 cidades do Estado de Minas Gerais (Araçuaí, Barão de Cocais, Belo Horizonte, Betim, Conceição do Mato Dentro, Contagem, Diamantina, Esmeraldas, Espinosa, Igarapé, Iturama, Juatuba, Machacalis, Patos de Minas, Pompéu, Ribeirão das Neves, Salinas, São Gotardo, São Sebastião do Paraíso, Sarzedo, Serro, Teófilo Otoni, Vespasiano).

A Agência afirma que também está atenta aos inúmeros relatos trazidos pela imprensa nos últimos dias o  que nos levou a apresentar um questionamento formal à COPASA sobre as causas do desabastecimento, o qual não foi esclarecido até o presente momento. 

Segundo a Arsae-MG, a Copasa não esclareceu os motivos do problema. Questionada pela reportagem se as interrupções dão indícios de uma crise hídrica no Estado, a agência afirmou que fez os mesmos questionamentos à Copasa, mas que não pode “confirmar ou afirmar” a hipótese. 

Em resposta, a Copasa afirmou que “o volume armazenado nos reservatórios está em torno de 72,9%, o que garante a estabilidade no fornecimento de água” e que “não há previsão de racionamento” na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a concessionária, no entanto, o distrito de Bom Jesus de Cardosos, em Urucânia, na Zona da Mata, e a cidade de Bugre, no Rio Doce, estão em racionamento.

“A Copasa informa ainda que alguns dos desabastecimentos pontuais foram causados por interrupções de energia elétrica em algumas unidades operacionais”, disse a companhia, em nota, acrescentando que interrupções também são causadas por ligações clandestinas e manutenções na rede.

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), orienta que a população procure os canais oficiais do seu prestador (primeiro o canal de solicitação do prestador e depois a ouvidoria do prestador) e, caso o seu problema não seja resolvido, que procure os canais da Ouvidoria da Arsae-MG, tendo em mãos os protocolos de solicitação junto ao prestador e sua ouvidoria.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 02h57 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 32°

19° Sensação
15.5 km/h Vento
73.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sábado (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.