Domingo, 28 de Novembro de 2021 08:52
31997322364
Luto TRABALHOU COM IVETE

Morre músico Letieres dos Santos Leite de 61 anos de covid

Percussionista e saxofonista, Letieres acompanhou a cantora Ivete Sangalo por mais de 12 anos, sendo responsável por arranjos de músicas como "Festa", "Abalou", "Empurra-empurra" e "Tô na rua"

27/10/2021 18h48
Por: Diego Jorge
Morre músico Letieres dos Santos Leite de 61 anos de covid

O maestro e compositor Letieres dos Santos Leite, 61 anos,  morreu nesta  4ª feira (27.out), em Salvador. Segundo a TV Araçatuba, afiliada do SBT,  pessoas próximas disseram que o músico foi vítima da Covid-19.

Além de compositor, Leite era arranjador,instrumentista e foi o criador da orquestra Rumpilezz, onde era responsável por todo o conceito - figurinos, ambientação - passando pelas composições e arranjos de sopro e percussão. Com dois discos gravados, a orquestra comandada por Letieres ganhou prêmios e chamou atenção de outros músicos, que se tornaram colaboradores, como Ed Motta, Gilberto Gil e Caetano Veloso. O conjunto ainda homenageou Dorival Caymmi (1914-2008) e prepara um disco em que revisita o emblemático LP "Coisas" (1965), de Moacir Santos (1926-2006). 

Percussionista e saxofonista, Letieres acompanhou a cantora Ivete Sangalo por mais de 12 anos, sendo responsável por arranjos de músicas como "Festa", "Abalou", "Empurra-empurra" e "Tô na rua". Neste ano, ele também fez arranjos para o disco "Noturno", de Maria Bethânia.

Em suas redes sociais, Ivete lamentou a morte do artista. " Meu amigo genial! @letieresleite. Só aprendi coisas maravilhosas convivendo com vc. A Deusa música nos uniu e me presenteou com essa alma linda que é a sua. Estou triste por sua partida. Não esquecerei jamais as inúmeras contribuições à música e à minha carreira, pois o seu talento é poderoso demais. Nossas viagens e nossos segredos ?. Te amo maestro, por tudo e por nossa amizade eterna . Siga em paz????", escreveu a cantora. 

Outras celebridades também prestaram homenagens ao músico, como Manno Góes e Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

"Estou arrasado. Letieres era um gênio. Um músico fora de série. Maestro de talento raro. Um amigo inteligente e sensível. Que triste", escreveu Góes, no Twitter. 

Por meio de nota à imprensa, Fernando Guerreiro também citou a genialidade do maestro. "Perdemos um gênio da música. Letieres respirava melodias, sonhava com letras e arranjos, se realizava  através dos acordes. Nunca parou, nem se acomodou, era uma usina de criação em ebulição. Chocado e absolutamente consternado. Gratidão eterna por tudo que realizou".

Polítcos do estado natal de Leite, também se manifestaram. O presidente nacional dos Democratas, ACM Neto, ressaltou a contribuição do músico para com o estado. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA

Salvador - Bahia

Sobre o município
Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um município brasileiro e capital do estado da Bahia. Situada na Zona da Mata da Região Nordeste do Brasil, Salvador é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, também reconhecidas internacionalmente.
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 08h34 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 29°

22° Sensação
14.1 km/h Vento
74.7% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.