Primavera começa nesta terça-feira e deve trazer chuva nos próximos meses para Santa Maria de Itabira

0

A primavera, que é considerada por muitos como a estação mais bonita do ano,  chega nesta terça-feira (21). A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Anete Fernandes, explica que essa mudança de estação vai trazer chuvas para o estado.

“A primavera está associada ao funcionamento da Terra em relação ao Sol. As características da primavera em Minas Gerais corresponde a transmissão ao declínio da estação seca. Ou seja, o final da estação seca e a transição para o período chuvoso. Esse início de primavera tende a ser um pouco diferente na Região Metropolitana e em grande parte do estado devido a frente fria que avançou pelo litoral da região Sudeste no último fim de semana. A passagem de sistema estabeleceu o canal de umidade da Amazônia para o Brasil Central e Sudeste está associada ao transporte de umidade de origem Oceânica”, explica.

A meteorologista ainda explica que o céu pode ficar nublado a nublado nesta terça-feira. “A formação de áreas de cidade no Centro-Sul e Oeste do Estado faz com que a gente tem bastante nebulosidade principalmente nesta terça e quarta-feira modelando as temperaturas máximas. Dessa forma, nesta terça-feira, a temperatura em Santa Maria de Itabira, não deve passar dos 27º C e na quarta-feira não passa dos 25ºC”, esclarece.

Já para a próxima quinta-feira, o termômetro começa a subir. “A partir da quinta-feira, com a redução da nebulosidade as temperaturas começam a se elevar gradativamente. Isso persiste no decorrer do fim de semana e na próxima semana. A próxima semana tende a voltar a ter o tempo estável com predomínio de sol e temperaturas elevadas não só em Belo Horizonte, mas em praticamente todo o estado”, explicou.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui