Retorno presencial das aulas antes da vacina para covid-19 divide a opinião dos mineiros

0

Consulta pública mostra que 50% acreditam que o retorno deva acontecer apenas após a chegada de um imunizante

A volta às aulas presenciais antes da chegada de uma vacina para a covid-19 divide a população mineira. É o que aponta consulta pública realizada pelo Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais.

Os dados mostram que 50% acreditam que o retorno das aulas aconteça deva acontecer apenas quando um imunizante estiver disponível, 38,1% defendem a retomada quando os órgãos de saúde disserem que há segurança para isso e 5,6% responderam que o retorno deve ser imediato.

A pesquisa também abordou aos entrevistados protocolos de segurança que devem ser seguidos quando houver o retorno presencial. 78% responderam que deve ser medida a temperatura de todos os alunos na entrada das aulas, 70% querem intervalos em horários escalonados e 80% acreditam que o número de alunos nas salas deve ser diminuído e o distanciamento entre um e outro deve variar entre 1,5m e 2m.

A consulta pública foi realizada entre os dias 17 de agosto e 4 de setembro, com 32.169 pessoas de 767 municípios mineiros. A expectativa da coordenadora do fórum, Analise de Jesus da Silva, é de que a Secretária de Estado de Educação (SEE) acate as sugestões para elaboração do protocolo de retomada as aulas.

“Acreditamos que o que a Secretaria fará é ouvir aquilo que parte significativa da população de Minas Gerais informou por meio da consulta pública”, disse.

Em nota, o Governo de Minas informa que avalia os meios mais seguros para retomada das atividades presenciais nas instituições de ensino, considerando critérios técnicos e científicos.

A Secretaria de Estado de Educação está elaborando um protocolo para o retorno seguro, a partir de amplas discussões e estudos realizados e em consonância com as orientações da Secretaria de Estado de Saúde.

Sobre a consulta pública feita pelo Fórum Estadual Permanente de Educação, a Secretaria diz que recebeu o documento com as informações e que a equipe da pasta vai conhecer os dados obtidos na pesquisa.

Com informações de Edilene Lopes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui