Sete em cada dez pessoas que buscam o mesmo serviço de saúde vão à rede pública, aponta IBGE

0

Sete em cada dez brasileiros que procuram o mesmo serviço de saúde vão à rede pública. Entre os estabelecimentos mais indicados, a Unidade Básica de Saúde (UBS) foi a mais citada pelos entrevistados, com 46,8%. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada na sexta-feira (4).

Segundo a PNS, apenas 28,5% da população, o que equivale a 59,7 milhões de pessoas, tinha plano de saúde, médico ou odontológico em 2019. Na população com rendimento mensal de até 25% do salário mínimo, apenas 2,2% tinha plano de saúde. Entre aqueles que têm mais de cinco salários mínimos, o índice era de 86,8%.

Em 2019, 60% dos domicílios estavam cadastrados em uma Unidade de Saúde da Família, o que equivale a 44 milhões de residências. A PNS também traz dados sobre o acesso aos serviços de saúde, presença de animais nos domicílios e sua vacinação, por exemplo. A pesquisa, que é promovida a cada cinco anos, contou com uma amostra de 108 mil domicílios. Ela foi realizada pelo IBGE em convênio com o Ministério da Saúde.

Fonte: Brasil 61

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui