
O caçula da família de gorilas do Zoológico de Belo Horizonte morreu neste domingo (26), após cair enquanto brincava com os irmãos. Ele nasceu em setembro deste ano e era o quinto filhotinho da unidade. Não teve tempo nem de receber um nome.
Ele era filho de Imbi e Leon. De acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, nesta manhã, os tratadores observaram que ele estava brincando na área externa do recinto, como era a rotina do grupo.
Anaya, que nasceu em 2019, pegou o irmão e o colocou nas costas. Eles subiram nas pedras, mas, em algum momento, o filhote caiu de uma altura de aproximadamente três metros. As equipes do Zoológico começaram o resgate do animal, que estava desacordado.
O irmão mais velho, Jahari, pegou o pequeno e o levou até a sua mãe, Imbi, quando o filhote sofreu uma segunda queda. O gorilinha foi atendido pelos veterinários, mas já estava sem pulsação e movimentos respiratórios, com hemorragia nasal e sinais de traumatismo craniano.
Ainda segundo a Fundação, em respeito ao comportamento de luto existente entre os gorilas, o filhote foi deixado junto com a família para que ela pudesse se despedir.
O Zoológico de BH tem o único grupo reprodutivo de gorilas da América Latina. A instituição vai aguardar orientações do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas de Gorilas para decidir qual será o melhor destino para o corpo do animal depois da necropsia.
A família de gorilas do Zoo de BH
Leon
Nascimento: 1998
Quando chegou ao Zoo de BH: 2013
De onde veio: Espanha
Imbi
Nascimento: 2000
Quando chegou ao Zoo de BH: 2011
De onde veio: Reino Unido
Lou Lou
Nascimento: 2004
Quando chegou ao Zoo de BH: 2013
De onde veio: Reino Unido
Sawidi
Nascimento: 05 de agosto de 2014, no Zoo de BH
Pais: Lou Lou e Leon
Jahari
Nascimento: 10 de setembro de 2014, no Zoo de BH
Pais: Imbi e Leon
Ayo
Nascimento: 8 de maio de 2017, no Zoo de BH
Pais: Imbi e Leon
Anaya
Nascimento: 8 de junho de 2019, no Zoo de BH
Pais: Lou Lou e Leon
Filhotinho sem nome
Nascimento: 3 de setembro de 2021, no Zoo de BH
Morte: 26 de dezembro de 2021, no Zoo de BH
Pais: Imbi e Leon