Quem reside próximo ao rio São João em Pará de Minas, no Centro-Oeste de Minas Gerais, deve deixar o seu imóvel o quanto antes. O alerta foi feito pela prefeitura da cidade que explica que a Usina do Carioca pode se romper a qualquer momento neste domingo (9).
Se a hidrelétrica Santanense se romper, de acordo com o Corpo de Bombeiros, pode atingir a zona rural em apenas 20 minutos. “A população da área rural de Pitangui, Onça de Pitangui e Pará de Minas, que vive abaixo da barragem, deve deixar a área imediatamente”, destacou a corporação que explica que a área urbana da cidade não corre o risco de ser atingida.
Caso ocorra o rompimento, os povoados Bom Jardim, São João, Brumado e a parte baixa do Casquilho e Velho do Taipa serão afetados.
Segundo o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz (PSD), o volume de água das chuvas fez com que a usina transbordasse. “O problema e o agravante é que ela também estava cheia de aguapé. Obviamente sofreu uma sobrecarga junto ao seu sistema. E todo o cuidado agora é pouco. Ela está desativada, não está girando. Mas todo mundo que fica abaixo da usina passa realmente por um momento delicadíssimo, pois o Rio São João transbordou”, destacou.
Matéria em atualização