Quinta, 20 de Janeiro de 2022 04:29
(31) 9 7233-8099
Chuvas GUIA COMPLETO

Teve contato com água da enchente? Saiba o que fazer para evitar doenças

Desinfetar objetos, descartar alimentos e tomar vacinas são algumas medidas fundamentais listas por especialista

13/01/2022 06h08
Por: Redação
Homem anda na enchente do Rio Jiral pela rua no bairro Conselho em Santa Maria de Itabira
Homem anda na enchente do Rio Jiral pela rua no bairro Conselho em Santa Maria de Itabira

Leptospirose, hepatite A, tétano, diarreia aguda, gastroenterite, febre tifóide, dengue, chikungunya, micoses e febre amarela. Essas são apenas algumas das doenças que podem atingir pessoas que tiveram contato com água da chuva. Mas especialistas garantem que algumas medidas podem ser adotadas para evitar o contágio de vírus e bactérias após enchentes.

Cuidados com alimentos e bebidas

A primeira delas é descartar todos os alimentos que foram expostos à água. Neste caso, nada deve ser aproveitado. "Todos os alimentos que foram atingidos devem ser jogados fora imediatamente. Não se deve consumir nada que ficou exposto a água suja", sentenciou o presidente da Sociedade Mineira de Infectologista, Estevão Urbano.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais reforça que a água, antes de ser ingerida, deve ser tratada, principalmente por quem utiliza o líquido de reservatórios ou poços artesianos. Neste caso, a dica é filtrar e ferver a água para evitar doenças diarreicas, que podem causar desidratação grave, especialmente em crianças.

Desinfecção com filtro.

Filtre ou coe a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Depois, aplique duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5%, a cada um litro de água. Aguarde 30 minutos antes de consumir. O indicado é consumir no mesmo dia.

Desinfecção sem hipoclorito de sódio

Filtre ou coe com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Depois, ferva durante cinco minutos. Passe o líquido de uma vasilha limpa a outra, também limpa. Este procedimento permite a oxigenação da água melhorando seu sabor. 

Cuidados com móveis

De acordo com o infectologista, todos os móveis que tiveram contato com a água da chuva devem ser desinfectados. "É preciso lavar bastante com solução a base de hipoclorito, a chamada água sanitária. Mas tem que ser feita a diluição apropriada", explica.

Todos os objetos, além de paredes e roupas, devem ser lavados. É importante utilizar sacos plásticos duplos nas mãos e pés, ou luvas e botas, para evitar contato com a água suja ou lama. "Quando o contato da água for inevitável, a única forma de reduzir os riscos à saúde é permanecer o menor tempo possível em contato com estas águas", destacou a SES.

Desinfecção de móveis e objetos

Misturar 400 ml ou dois copos "lagoinha" de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para 20 litros de água. A solução deve ser aplicada em pisos, paredes e outras superfícies, deixando secar em seguida.

Cuidados com caixas d'água

O reservatório de água também tem que ser devidamente limpo após uma enchente.

- Use luvas, botas ou sacos plásticos duplos nas mãos e pés;

- Feche o registro ou boia, impedindo a entrada de água na caixa e remova toda a água da caixa;

- Lave o fundo e as paredes com escova e água. Atenção: não use sabão, detergente ou outros produtos;

- Retire a água e resíduos da escovação com panos, deixando a caixa totalmente limpa;

- Encha a caixa com água limpa, acrescentando um litro de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para cada mil litros de água do reservatório;

- Deixe agir por duas horas para desinfecção do reservatório e das canalizações;

- Em seguida, feche novamente a entrada de água na caixa e a esvazie da mistura desinfetante;

- Encha a caixa com água para poder ser utilizada;

- Anote do lado de fora da caixa d'água a data da limpeza e repita o processo a cada seis meses;

- Mantenha a caixa sempre protegida e tampada para evitar acesso de insetos, roedores e outros pequenos animais.

Evite acidentes com animais peçonhentos

- Bata os colchões antes de usá-los;

- Sacuda cuidadosamente roupas, sapatos, toalhas e lençois que ficaram no imóvel no período em que ele permaneceu fechado;

- Afaste as camas das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários;

- Vede frestas e buracos em paredes e assoalhos;

- Limpe o interior e os arredores da casa usando luvas, botas e calças compridas;

- Evite o acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção próximo à casa;

- Nunca coloque as mãos em buracos ou frestas;

- Caso encontre algum animal peçonhento dentro de casa, afaste-se dele sem assustá-lo e entre em contato com os bombeiros ou com o centro de zoonoses da sua cidade.

Cuidados com a saúde

Quem teve contato com a água da chuva deve procurar o médico ao sentir sintomas como febre, dores e amarelamento da pele, que podem representar ameaças à saúde, mesmo depois de dias do contato com a água. Além disso, de acordo com o infectologista Estevão Urbano, é preciso conferir o cartão de vacinação, sendo a antitetânica o principal imunizante.

"As pessoas devem estar vacinadas para tétano, hepatite A, hepatite B. Agora, depois que você tem o acidente, se houve lesão com um objeto cortante ou um ferimento, a pessoa deve conferir a vacinação para tétano, que é dada a cada dez anos. E, se ela estiver atrasada, a eficácia dessa nova dose é questionável, porque demora um pouco para a vacina fazer efeito", explicou o médico.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 04h15 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

22° Sensação
7.7 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.