Quinta, 20 de Janeiro de 2022 04:39
(31) 9 7233-8099
Chuvas OURO PRETO

Deslizamento no Morro da Forca destrói casarão histórico em Ouro Preto (Veja Vídeo)

Segundo a Defesa Civil Municipal, ninguém se feriu.

13/01/2022 10h25 Atualizada há 7 dias
Por: Redação
Deslizamento no Morro da Forca destrói casarão histórico em Ouro Preto (Veja Vídeo)

Imagens impressionantes mostram o exato momento de um deslizamento de terra na manhã desta quinta-feira (13), próximo ao centro histórico de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais.

Nas imagens é possível ver que dois casarões ficaram completamente destruídos após serem atingidos pelo deslizamento do chamado Morro da Forca. Moradores que registraram as cenas saíram correndo do local.

A Defesa Civil informou que não houve vítimas. O órgão chegou ao local momentos antes do deslizamento e conseguiu evacuar a área. "Recebemos um telefonema [informando] que tinha um indício de um deslizamento. Imediatamente deslocamos para o local, evacuamos as pessoas que estavam no ônibus, próximas ali paradas, pedimos apoio a Guarda Municipal e 15 minutos depois veio abaixo boa parte do Morro da Forca. Tem um depósito de uma loja ali e também um casarão do século 18 da prefeitura que veio abaixo. Não tem como acessar o local, mas acreditamos que ele foi todo destruído", explica Neri Moutinho, da Defesa Civil da cidade.

Nas imagens, é possível ver quando o movimento de terra se desloca e atinge a fiação de postes. Pessoas que estavam no local, inclusive da Defesa Civil, deixam a rua às pressas.

De acordo com a Defesa Civil, o local já vinha sendo monitorado em função das fortes chuvas que têm atingido a cidade nos últimos dias. O Corpo de Bombeiros informou que não há vítimas. 

Além da equipe da Defesa Civil, estão no local militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. 

"Foi um deslizamento de grande proporção. Felizmente os imóveis estavam vazios", afirmou o coordenador do órgão, Neri Moutinho.

De acordo com ele, o solo estava encharcado por causa da chuva dos últimos dias.

A informação é que há mais uma trinca e pode descer mais terra. Caso isso ocorra, o Centro de Convenções da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) corre risco de ser atingido.

A Defesa Civil orienta que as pessoas não passem pela região.

"Peço as pessoas que não transitem neste local, há movimentação de massa, já acionamos o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Ourotran e nosso geólogo para fazer a avaliação. Peço as pessoas que tenham paciência, porque o trânsito será liberado depois que for feita uma análise", disse o coordenador Neri Moutinho.

Veja mais vídeos; 

l

Mais vídeos do momento do desabamento (veja):

Reportagem em atualização...

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Ouro Preto - MG
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 04h35 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

22° Sensação
7.7 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.