Quinta, 20 de Janeiro de 2022 05:26
(31) 9 7233-8099
Cidades PRAZO 24HS

Copasa tem prazo de 24hs para restabelecer o abastecimento em Santa Maria de Itabira (MG)

De acordo com a Prefeitura, o município está fornecendo água mineral para moradores para tentar amenizar a situação.

13/01/2022 14h18 Atualizada há 7 dias
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Santa Maria de Itabira
Copasa tem prazo de 24hs para restabelecer o abastecimento em Santa Maria de Itabira (MG)

A 1ª Promotoria de Justiça de Itabira requisitou no final da tarde da quarta-feira (12/01) que a Copasa adote providências para o reestabelecimento do fornecimento de água no município, conforme art. 22 do CDC, no prazo máximo de 24 horas, com posterior envio das informações pertinentes a Promotoria de Justiça, no prazo máximo de 48 horas. 

  

De acordo com o Ministério Público, "a ação em questão se trata de um processo extrajudicial, portanto não houve recomendação do Ministério Público.  A Prefeitura de Santa Maria de Itabira enviou um ofício a Copasa solicitando o reabastecimento do fornecimento de água no prazo de 24H."

Na terça-feira (11) a Prefeitura de Santa Maria de Itabira enviou ofício a Copasa solicitando previsão do retorno do abastecimento de água à população bem como o envio de caminhões pipa para suprir a demanda até que o fornecimento seja normalizado. Outro ofício foi encaminhado ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais solicitando providências do órgão junto a empresa, já que não houve nenhuma previsão de retorno do abastecimento. 

De acordo com a Prefeitura, o município já está há quase cinco dias com o abastecimento comprometido e a Prefeitura está tentando manter o abastecimento com o fornecimento de caminhões pipa, principalmente no Hospital Padre Estevam, Unidades de Saúde e abrigos. O município também está fornecendo água mineral para moradores para tentar amenizar a situação.

O que diz a Copasa nesta quinta-feira (13/01): 

A Copasa informa que o abastecimento de água da cidade de Santa Maria de Itabira está sendo restabelecido, de forma gradativa, desde a madrugada de quarta-feira (12/01). A previsão é que o fornecimento seja normalizado até a noite desta quinta-feira (13/01).

Até que a situação se restabeleça, o abastecimento está sendo reforçado com caminhões-pipa.

A companhia esclarece que o abastecimento ficou prejudicado no domingo (09/01), em função das fortes chuvas que atingiram a região, inundando o sistema de captação e danificando as redes de distribuição de água em travessias nas pontes do município.

No final da tarde de ontem (12/01), técnicos da companhia conseguiram concluir a manutenção de duas travessias para abastecer cerca de 90% da população. A previsão é que, até o final da tarde de hoje (13/01), outra travessia seja concluída para garantir o fornecimento de água para todos os moradores de Santa Maria de Itabira.

A empresa esclarece ainda que não mede esforços para recuperar todo o sistema de abastecimento de água o mais rápido possível.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Santa Maria de Itabira - MG
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 05h15 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

22° Sensação
9.7 km/h Vento
98.3% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.