Quinta, 20 de Janeiro de 2022 05:42
(31) 9 7233-8099
Cidades OURO PRETO

Barragem da Vale em Ouro Preto sobe alerta de emergência após fortes chuvas que atingiram região

A Área IX era uma das 14 'barragens-fantasma' fiscalizadas pelo Ministério Público e pela ANM em 2020.

13/01/2022 18h09
Por: Redação Fonte: g1
Barragem da Vale em Ouro Preto sobe alerta de emergência após fortes chuvas que atingiram região

A barragem Área IX, da Mina da Fábrica, da Vale, localizada em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, subiu de nível 1 de emergência para o nível 2, nesta quinta-feira (13). Neste estágio, recomenda-se a retirada de pessoas vizinhas à estrutura.

A mudança ocorre no mesmo dia em que um casarão histórico foi destruído por um deslizamento de terra em Ouro Preto. A cidade está em estado de emergência por causa das chuvas.

Segundo documento a que o g1 teve acesso, as chuvas constantes que atingiram a região entre os dias 7 e 12 de janeiro provocaram uma diminuição no fator de segurança.

O texto, assinado por um funcionário da Vale, afirma que não há pessoas na área de autossalvamento.

Ainda de acordo com o documento, a água na barragem alcançou seu maior nível máximo desde o início do monitoramento.

“A barragem segue sendo inspecionada diariamente e monitorada 24 horas por dia, 7 dias por semana, pela Geotecnia Operacional e Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG)”, diz o texto.

Outras barragens estáveis

Procurada, a Agência Nacional de Mineração (ANM) confirmou que o nível de emergência da barragem foi elevado de 1 para 2. Segundo a ANM, as outras sete barragens da Vale em Ouro Preto não tiveram alteração no nível de emergência até a tarde desta quinta-feira (13).

"As nossas equipes foram notificadas e aferiram que trata-se de uma elevação na medida do piezômetro (equipamento usado para medir pressões estáticas ou a compressibilidade dos líquidos), devido ao intenso volume de chuva", disse a agência

A ANM também confirmou que não há pessoas a serem retiradas, "pois aquela já era uma área evacuada há algum tempo".

Mais cedo, a ANM já havia divulgado comunicado dizendo que vem acompanhando a situação das barragens de mineração nas regiões com previsão de chuvas frequentes e que, para estas estruturas, "não houve, até o momento, a identificação de anomalias ou situações de emergência em decorrência da pluviosidade".

O g1 Minas procurou a Vale sobre o assunto, mas, até a conclusão desta reportagem, não houve retorno.

'Barragem-fantasma'

A barragem Área IX não estava oficialmente registrada no Cadastro Nacional de Barragens de Mineração do Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (CNBM – SIGBM).

Em junho de 2020, ela foi fiscalizada junto com outras 13 estruturas pelo Ministério Público e pela Agência Nacional de Mineração (ANM), totalizando 14 barragens-fantasma.

Na época, a Vale havia dito que "a empresa reforça seu compromisso com a segurança de suas barragens e transparência com os órgãos competentes, por meio de um trabalho contínuo de aprimoramento da gestão de suas estruturas geotécnicas e manutenção adequada de todas elas".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Ouro Preto - MG
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 05h36 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

22° Sensação
10.2 km/h Vento
96.3% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.