
O prefeito de Monte Carmelo, no Triângulo Mineiro, Paulo Rocha (PSD), utilizou as redes sociais neste sábado (13) para comunicar que o município terá que transferir pacientes com coronavírus para outras cidades, já que o sistema de saúde da cidade já apresenta falta de leitos. Em uma live, o gestor apontou que a situação da cidade é crítica e que a cidade vive um verdadeiro clima de guerra contra a doença.
“Não tem como a gente em Monte Carmelo, hoje, entubar mais nenhum paciente. Hoje nós conseguimos transformar alguns leitos de internação em semi-UTI, mas também estão todos ocupados. Os pacientes que estão na enfermaria estão evoluindo muito rápido para a piora da situação. Não temos mais condições de dar atendimento digno para a população, infelizmente”, disse o prefeito.
Outro problema destacado pelo gestor é a falta de cilindros de oxigênio nos hospitais da cidade. Com a grande demanda pelo produto, as fornecedoras estariam com dificuldade de entregar a quantidade necessária. O prefeito afirma que a situação já foi comunicada ao Estado e ao governo Federal.
“Aqui eu faço uma apelo para toda a população. Se você souber que alguém tem uma cilindro de oxigênio em casa que não esteja sendo usado ou que acabou, por favor, entre em contato com o nosso hospital que nós buscamos na sua casa. Nós estamos precisando agora de cilindros de oxigênio vazios. Já fizemos uma solicitação para o Estado e o Governo Federal de mais 12 respiradores pra gente tentar criar mais 12 leitos de UTI ou semi-uti para não deixar as pessoas morrerem sem ter a condições de entubar”, pontuou Rocha.
Na transmissão, o gestor também pediu a colaboração da população no respeito às medidas de prevenção contra o coronavírus. “Nós já tivemos que transferir paciente para Pirapora, Montes Claros, pro Sul de Minas, pro Norte, Belo Horizonte e incontáveis cidades. Então gente, a situação é crítica. Faça a sua parte, fique em casa. Não é momento de aglomeração, nem de sair das ruas”, afirmou o prefeito.
Desde o dia 4 de fevereiro, a prefeitura de Monte Carmelo proibiu o consumo de bebidas alcóolicas em estabelecimentos e espaços públicos. Também foi decretado toque de recolher após as 21h. As medidas valem até o dia 19 de fevereiro.