
A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) flagrou um crime de garimpo ilegal de cristal de quartzo em uma fazenda na última terça-feira (24). Dez pessoas de uma mesma família estão envolvidas na ação.
O garimpo acontecia há cerca de dois dias, tempo insuficiente para concretizar a extração das pedras preciosas. O proprietário alegou não ter autorizado e nem ter conhecimento da ação. Cada um dos familiares envolvidos foi autuado, totalizando R$ 264.437 a serem pagos.
As autoridades afirmam que as ocorrências de garimpo ilegal na região são frequentes. Os cristais são usados para confecção de joias e artigos de luxo, além de terem alto valor de comercialização.
Levantamento do Ministério da Fazenda mostra que as pedras preciosas movimentaram mais de U$ 150 milhões (cerca de R$ 759 milhões) no último ano.
A permissão para o garimpo é concedido pela Agência Nacional de Mineração (ANM) com duração de até cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco mediante avaliação do órgão.